Introduza o seu e-mail
O modelo atual, conhecido como "idade coreana", atribui às pessoas um ano ao nascer e depois adiciona anos a cada 01 de janeiro, em vez de ser como no nosso caso, no aniversário.
Para complicar ainda mais, o país também emprega outro método para determinar a idade legal para fumar ou beber, atribuindo zero anos de idade aos recém-nascidos e depois acrescenta um a cada 01 de janeiro.
Isso significa que, por exemplo, em 09 de dezembro de 2022, uma pessoa nascida em 31 de dezembro de 1992 tem 29 anos no sistema internacional, 30 anos no método coreano para beber e 31 anos na "idade coreana".
Para resolver a confusão social causada pelo uso misto de cálculos de idade e os problemas administrativos e sociais causados por essa disparidade nos métodos de contagem, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou uma série de leis que exigem o uso do sistema internacional de contagem de idade em documentos oficiais - mudanças estas que serão implementadas em junho de 2023.
REFLITA
Será que é tão importante o número que consta na certidão de nascimento?
“A imortalidade está nos livros que escreveu, nas árvores que plantou, nos filhos que criou. Mas também se manifesta nos valores que transmitiu, na sociedade que impactou, nas vidas que transformou, no legado que deixou”.
Esta frase, de minha autoria, consta no livro “O que vai acontecer depois do ano que não aconteceu”, do qual sou coautor.
Como está a sua relação com a sua idade?