Introduza o seu e-mail
Entre os produtos já disponíveis em grande escala e o emergente campo do biohacking, existem diferentes definições. Uma delas envolve a simulação de um ambiente natural num mundo cada vez mais artificial. Essa abordagem inclui práticas como o jejum intermitente, que é defendido por especialistas como Tim Gray e pode ser explorado com mais detalhes aqui.Existem produtos já massificados e depois existe o biohacking.
Existem diferentes definições.
Uma delas envolve a simulação de um ambiente natural num mundo cada vez mais artificial. Essa abordagem inclui práticas como o jejum intermitente, que é defendido por especialistas como Tim Gray e está muito bem explicada e pode ser explorado com mais detalhes aqui.
Outra definição relaciona-se com o uso da tecnologia e da biologia para maximizar o desempenho corporal humano. O objetivo do biohacking nessa abordagem é mapear o organismo para identificar pontos fracos e melhorá-los, potencializando as capacidades individuais. Os entusiastas dessa abordagem buscam otimizar o desempenho físico através de implantes e substâncias que podem melhorar as habilidades do corpo. Esses biohackers utilizam a ciência e a tecnologia para alcançar um tipo de superpoder que antes era visto apenas em filmes, mas que agora se tornou realidade, embora com alguns riscos.
Na recente edição da Forbes Austrália, Tim Gurner, um renomado biohacker, compartilhou as últimas novidades nesse campo.
.Tim Gurner é um empresário inglês que sempre acreditou na importância da saúde e do bem-estar e já quando criou o seu primeiro ginásio, este tinha um foco específico no yoga, no fortalecimento e na meditação. Atualmente ele criou centros de bem-estar chamados Saint Haven e que são muito populares no mercado australiano.
Esta sua aposta provêm das experiências que tem efetuado através do investimento no biohacking, testando diversos produtos para melhorar a sua saúde, força, resiliência e agilidade mental.
No artigo da Forbes ele enumera alguns dos seus favoritos produtos e técnicas que pode ver de seguida. Uns existem atualmente em Portugal, outros podemos importar. Uns já estão completamente massificados, outros são mesmo inovadores.
Veja por si:
1- ChiliPad:
O ChiliPad é um cobertor refrigerado que ajuda a regular a temperatura da cama durante a noite. Ao manter a cama em uma temperatura ideal, ele pode proporcionar um sono mais profundo e prolongado.
O Joovv Red Light utiliza uma luz vermelha para estimular as mitocôndrias, que são responsáveis pelo processo de respiração celular. Este estímulo ajuda a reduzir a inflamação, aliviar a dor, melhorar a recuperação muscular e otimizar o desempenho atlético.
3 - Oura Ring
O Oura Ring é um anel inteligente que supervisiona os sinais vitais do corpo, como a frequência cardíaca, a temperatura corporal e os padrões de sono. Ele fornece informações de que forma o corpo se está a sentir e quando é necessário descansar ou se exercitar.
4 - Whoop
O Whoop é uma pulseira de monitorização que registra dados sobre recuperação, sono, exercício físico e a saúde em geral. Com base nessas informações, fornece recomendações personalizadas para otimizar o desempenho físico e mental.
A sauna infravermelha utiliza luz vermelha para aquecer o corpo, em vez de ar quente como nas saunas tradicionais. Esta técnica é conhecida pelos seus potenciais benefícios, como a desintoxicação, a melhoria da saúde cardiovascular, o aumento da circulação sanguínea, a aceleração da recuperação muscular e até mesmo a perda de peso.
6 - Face Infrared
Essa técnica envolve o uso de luz infravermelha na região facial para estimular a produção de colágeno, reduzindo rugas e melhorando a aparência geral da pele.
7 - Banho de gelo
Os banhos de gelo são conhecidos por reduzir a inflamação, aliviar dores musculares e promover a recuperação. Também é considerado um método para treinar o corpo a permanecer calmo sob stress extremo.
8 - Banho de vapor
Os banhos de vapor são conhecidos por melhorar a saúde da pele, reduzir a pressão sanguínea, aumentar a circulação e auxiliar na recuperação muscular.
9- Muse
O Muse é uma aplicação de meditação baseada em EEG que monitoriza as ondas cerebrais do utilizador. Ela fornece feedback sonoro, como sons tranquilos quando a mente está calma e sons tempestuosos quando a mente se distrai. O objetivo é melhorar o seu foco, a atenção e calma mental.
10 - Drenagem linfática
A drenagem linfática é realizada usando botas de compressão pulsada que massageiam as pernas. Essa técnica auxilia na redução do inchaço, melhora a circulação e auxilia na recuperação muscular.
11 - Venom Recovery
O Venom Recovery é um envoltório projetado para utilização com bolsas de gelo e calor em várias articulações. Esses envoltórios podem proporcionar alívio da dor e auxiliar na recuperação de lesões.
12 - Electromagnetic Field Mat:
O tapete de campo eletromagnético pulsado melhora a cicatrização celular, afetando a voltagem das células. Ele é baseado em milhares de estudos clínicos e tem como objetivo proporcionar benefícios para a saúde a nível celular.
13 - Anxiety Blanket
O Anxiety Blanket é um cobertor que contém cerca de 35 kg de contas no seu interior. O peso distribuído pelo corpo todo é comparado a um grande abraço, proporcionando uma sensação calmante. É utilizado para ajudar a aliviar a ansiedade e promover o relaxamento.
14 - IV Drip
O IV Drip (gotejamento intravenoso) é uma forma rápida de administrar vitaminas e minerais diretamente na corrente sanguínea. Essa técnica visa aumentar a energia, melhorar a função imunológica e cardiovascular. Os componentes normalmente presentes no IV Drip de Gurner incluem fluidos hidratantes, vitamina C, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B, Super G Antioxidante, L-carnitina e taurina.
Esses 14 produtos são os "hacks" que Tim Gurner tem vindo a adoptar na sua busca para obter um desempenho máximo, longevidade e bem-estar. Cada um deles tem como objetivo melhorar aspectos específicos da saúde e proporcionar uma abordagem mais holística para o cuidado do corpo e da mente mas....
Convêm alertar que os resultados e os benefícios destes métodos podem variar de pessoa para pessoa, e é sempre importante consultar profissionais de saúde antes de adotar qualquer novo regime ou tratamento.
Embora curiosa, vou ficando pelas massagens!
Sobre a autora: Ana Marquilhas Mentor; Longevity economy; Media management