Introduza o seu e-mail
Elizabeth Ume Shimada, fundou uma empresa de produção de chá, onde o chá branco ocupa o maior destaque e ainda hoje, nos seus 94 anos, continua a trabalhar sempre com muita alegria e satisfação.
Filha de imigrantes japoneses que foram para o Brasil em 1913, Elizabeth Ume nasceu no estado de São Paulo no ano de 1927. Casou-se aos 25 anos com Akida Shimada, já falecido, e de quem teve 6 filhos.
Desde cedo, exerceu variadas profissões. Foi:
- Professora de corte e costura,
- Proprietária de uma ótica,
- Feirante na zona de São Paulo.
A sua vida mudou, em 2004, quando a sua mãe lhe deixou uma quinta, a Shimada, onde Ume viu a oportunidade, com o seu espírito empreendedor, de voltar a regatar as tradições familiares, da sua origem japonesa. Assim surge uma pequena fábrica de chá chamada Sítio Shimada.
Ume acredita que o chá é um dos trunfos de sua longevidade e beleza, aos 94 anos, sendo o chá branco o que é mais apreciado pela empreendedora, considerado o chá da beleza por ter alta concentração de antioxidantes.
Acostumada a trabalhar muito cedo, por volta das 4 horas da manha, começando a sua rotina ao acordar e fazer as orações matinais. O trabalho é tido como um dos fatores de sucesso e de de plenitude.
“Sem trabalho não tem graça. Quando as pessoas me perguntam qual o segredo da longevidade, eu respondo que é só acordar cedo e trabalhar”, ensina.
Artigo original de Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade.. É criadora do podcast e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials em https://claudia.abril.com.br/blog/conversa-de-vo/ume-shimada-empreendedora-de-94-anos-diz-qual-o-segredo-da-longevidade/