Inovação | Estão a chegar os táxis aéreos

Introduza o seu e-mail

Estão a chegar os táxis aéreos

27/11/2020 | Fernanda Cerqueira

FOTO: OLHAR DIGITAL FOTO: OLHAR DIGITAL

O conceito de táxi aéreo, autónomo e elétrico já é uma realidade! A start-up alemã Volocopter tem sido pioneira neste segmento e, no espaço de poucos anos, planeia ter uma frota de táxis aéreos e autónomos no ativo.

Em 2019, no evento 'Vision Smart City – Experience future mobility today', organizado pela Daimler, em Estugarda, a Volocopter fez a primeira demostração. E foi um sucesso! Tanto que o grupo proprietário da Mercedes-Benz e da Smart decidiu investir na Volocopter.

Num futuro, cada vez mais próximo, estes táxis aéreos permitirão uma nova mobilidade urbana. Deslocações rápidas, seguras e silenciosas, evitando as longas filas do trânsito das grandes cidades.

Esta será uma evolução certamente muito rápida não só pelos progressos da tecnologia, mas também pelo fator concorrencial. Também na Alemanha, neste mesmo segmento, a Jet Lilium tem intenções de ter o primeiro táxi voador no mercado já em 2025.

Nesta corrida está também a Hyundai e a Uber que estabeleceram uma parceria para desenvolver a Uber Air Taxis, uma futura rede de ridesharing aéreo.

A pensar na chegada dos táxis aéreos, nos EUA está previsto inaugurar a primeira estação já em 2025, na cidade de Orlando, na Flórida. E aqui ao lado, em Espanha, a Enaire, autoridade de navegação aérea da Espanha, anunciou planos para começar a operar táxis aéreos em Barcelona e Santiago de Compostela em 2022.

Curioso? 

Pode assistir aqui à apresentação da Volocopter.

 

E aqui à apresentação da Jet Lilium.