Exercícios para fazer em casa | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

Exercícios para fazer em casa

13/04/2022 | Sofia Alçada

Como fazer exercício em casa - Foto: Mr Lee, unsplash Como fazer exercício em casa - Foto: Mr Lee, unsplash

Não tem acontecido muito, é certo. Mas quando está a chover, não quer dizer que não possa fazer o seu exercicio… no conforto da sua casa!

São muitos os exercícios para fazer em casa, principalmente alongamentos, que pode fazer todos os dias, em qualquer divisão, a qualquer hora e sem necessidade de recorrer a acessórios de ginástica. 

Quais os benefícios do exercício fisico?

Os benefícios do exercício físico são muitos e a encabeçar a lista está a manutenção, aumento ou melhoria da força muscular, densidade óssea, equilíbrio, coordenação e mobilidade.

Além de melhorar a saúde em geral, uma sessão de ginástica por dia reduz o risco de queda, ajuda a manter a independência na realização das atividades de vida diária e por isso é imprescindível a quem quer viver um envelhecimento ativo e positivo e uma boa longevidade.

Poderá no entanto fazer sentido consultar o seu médico para uma avaliação geral, antes de começar.

Deitar e dobrar… 

Deite-se num colchão de ginástica com a barriga para cima, dobre uma das pernas e segure em cima do joelho, mas com cuidado para não forçar a articulação.

Mantenha essa posição durante cerca de 30 segundos e depois repita o exercício com a outra perna.

De seguida, vá buscar o cabo de uma vassoura e volte a deitar-se de barriga para cima. Segure o cabo com as mãos afastadas, desça até a linha do peito e estenda o cotovelo novamente.

Realize umas três séries de 12 repetições, com intervalos de alguns segundos. E não desista! Pelo seu envelhecimento ativo e positivo!

Sentar e esticar… 

Aproveite o facto de já estar no chão, sente-se com as pernas juntas à frente do corpo e depois estique os braços e tente encostar as mãos nos pés, permanecendo parado nessa posição durante cerca de 30 segundos. Este é outro dos exercícios para fazer em casa que vai beneficiar a massa muscular.

 

Sentar e levantar… 

Para fazer este exercício muito simples, basta sentar-se numa cadeira. Sim, sentar-se… mas depois levantar-se e repetir o exercício algumas vezes. Para tornar a sessão mais eficaz, deve sentar-se e levantar-se com um peso em cada mão, pode usar um pacote de arroz ou uma lata de feijão.

E se o sol espreitar, exercite-se fora de casa.

Esticar e apanhar… 

Outro exercício em que nem sequer necessita de acessórios é este: coloque uma das pernas para trás e com a outra perna que está à frente, ajoelhe-se para chegar mais perto do chão, como se fosse apanhar alguma coisa. E repita. Aproveite ainda para fazer o mesmo, mas como se fosse pegar em algo que esteja no alto, ou seja, coloque-se na ponta dos pés e erga-se tentando ir o mais acima possível. Coloque os pés no chão e depois suba, novamente. E repita.

Inclinar para um lado e para o outro… 

Mais exercícios para fazer em casa? Pois aproveite que está de pé e incline o corpo para o lado direito com os braços para cima, fletidos, e depois para o lado esquerdo.

É tão fácil promover um envelhecimento ativo e positivo, não é verdade?

Subir e descer… 

Se tem um step ou umas escadas em casa, suba e desça várias vezes (sem pressas) para terminar este conjunto de exercícios.

 

Estes exercícios para fazer em casa, alongamentos que podem ser feitos todos os dias a qualquer hora, são importantes para o seu envelhecimento ativo e positivo, mas respeite sempre os limites do seu corpo para evitar lesões nos músculos ou articulações. Pela sua longevidade!