Frutas e legumes para uma vida mais longa | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

Frutas e legumes para uma vida mais longa

23/04/2021 | Sofia Alçada

Frutas e legumes e a longevidade Foto: Pexels Frutas e legumes e a longevidade Foto: Pexels

Assim, surge uma nova investigação da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, que refere e contabiliza o número de porções de fruta e legumes que devemos consumir por dia, para uma maior longevidade:

- Duas porções de fruta

- Três porções de vegetais

 

“Esta quantidade oferece, muito provavelmente, um maior benefício no que respeita à prevenção de doenças crónicas importantes e é um valor relativamente fácil de alcançar para o público em geral”, afirma um dos autores do estudo, o epidemiologista e nutricionista Dong D. Wang.

 

Como decorreu o estudo:

Foram analisados dados de dois estudos com informações alimentares detalhadas sobre mais de 100 mil mulheres e homens adultos, recolhidos entre cada dois a quatro anos entre 1984 e 2014.

Os investigadores também reuniram informação sobre o consumo de legumes e frutas e a relação com a morte, de muitos outros estudos que incluíram um conjunto de 1,9 milhões de voluntários oriundos de 29 países e territórios do mundo.

Conclusões do estudo para a longevidade:

Os resultados indicam que comer cerca de cinco porções de fruta e vegetais diariamente está associado a um menor risco de morte.

O curioso é que comer mais do que cinco porções, não traz, segundo esta investigação, benefícios adicionais.

Foi ainda possivel comprovar que ingerir diariamente esta quantidade de frutas e legumes está também associado a um aumento na longevidade.

Os resultados da investigação foram publicados na revista Circulation caso queiram saber mais acerca deste estudo.

Fonte: zap.aeiou.pt