Introduza o seu e-mail
É das vitaminas mais fáceis de obter, mas à falta de sol, há que recorrer a alimentos e suplementos que ajudem a regular a quantidade de cálcio e fosfato no organismo. Evite ao máximo o deficit de vitamina D, pois a ausencia desta vitamina pode estar relacionada com várias doenças… que certamente quer pôr de parte por bem da sua longevidade.
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que pode ser sintetizada pelo organismo após exposição solar (pelo que é também conhecida como “vitamina do sol”).
Cerca de 10 a 30 minutos ao sol, muitas vezes ajudam a produzir vitamina D suficiente para o seu organismo. Hoje, como nem sempre a exposição solar é possível e/ou suficiente, pode haver necessidade de recorrer à alimentação (e até suplementos).
A carência de vitamina D pode estar na origem da fragilidade dentária e perturbações neuromusculares e pode contribuir para o aparecimento da osteoporose, sendo fundamental para uma boa longevidade.
Qual o nível ideal de vitamina D?
Atualmente, valores acima de 30 ng/mL são considerados normais.
Se é uma pessoa que se constipa com frequência, pode ser sinal de que há uma deficiência de vitamina D no seu organismo. A par disso, se tem alterações no:
- sono,
- concentração e humor,
- fácil irritabilidade
- fraqueza
pode estar com carencia desta vitamina.
Por outro lado, a ingestão de bebidas alcoólicas e medicamentos (como antiácidos, corticoides, laxativos e quimioterapia), interfere na absorção e utilização da vitamina D.
Os sinais e sintomas variam de pessoa para pessoa, pelo que em caso de dúvida convém sempre consultar o seu médico.
A exposição solar que é responsável por 80/85% das nossas necessidades diárias de vitamina D.
Basta deixar pelo menos o rosto e as mãos ao sol durante meia hora, sem protetor solar. Ora, isso é relativamente simples durante a maior parte do ano, em Portugal, mas quando não é possível, há que recorrer a suplementos prescritos por médicos ou à ingestão de alguns alimentos.
É verdade que a alimentação é pobre em vitamina D e responde apenas por 15/20% das suas necessidades, mas à falta de sol pode e deve comer alimentos que sejam fonte de vitamina D, nomeadamente:
A vitamina D é muito importante ao bom funcionamento do seu organismo e previne uma série de doenças graves que só iriam complicar a sua longevidade.
Por isso, apanhe um pouco de sol e vigie as reações do seu corpo e mente. Em caso de carência, consuma os alimentos mais recomendados e em ultimo recurso, suplmentos com a prescrição de um médico.
Cuide de si e da sua saúde. Pela sua longevidade!