Imprimir tecido ósseo em 3D já é possível | Inovação

Introduza o seu e-mail

Imprimir tecido ósseo em 3D já é possível

30/06/2021 | Sofia Alçada

Impressão em 3D de "osso". Fonte: UNSW no Youtube Impressão em 3D de "osso". Fonte: UNSW no Youtube

Segundo o artigo da Fabernovel, cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) em Sidney, na Austrália, desenvolveram uma solução especial, feita à base de cerâmica, que permite a impressão em 3D de estruturas que imitam o tecido ósseo. Ou seja, que permite a criação de um “osso” artificial. 

A grande inovação desta solução, está na espécie de massa líquida que é diretamente impressa e injetada na cavidade de um osso durante uma cirurgia.

Tudo isto é possível porque, quando este líquido entra em contacto com as nossas células, solidifica-se de imediato e transforma-se numa estrutura rígida que forma o osso artificial. 

Em poucos minutos o osso fica sólido, tendo a vantagem de que esta massa não tem qualquer efeito tóxico, pois não recorre a produtos químicos, nem a radiações. 

O objetivo é que, no futuro, os médicos possam utilizar impressoras 3D instaladas diretamente na sala de operações, para substituir o tecido ósseo que tenha sido, por exemplo, retirado devido a uma doença ou à remoção de um tumor. 

Ao criar estas estruturas naturais, que permitem a integração com o osso verdadeiro, torna-se possível promover reabilitações mais rápidas e personalizadas.

E um enxerto ósseo passa a ser um simples processo de:

  • scan ao osso,
  • planeamento
  • impressão em 3D do osso artificial.

 

Veja aqui o vídeo da explicação

Fonte: Supertoast Fabernovel