Rendimento | Iniciativas de apoio aos colaboradores

Introduza o seu e-mail

Iniciativas de apoio aos colaboradores

27/04/2020 | Sofia Alçada

Apoio a quem nos ajuda -Foto: Unsplash Apoio a quem nos ajuda -Foto: Unsplash

Com este ativo tão importante em mente, as empresas têm desenvolvido iniciativas para premiar o esforço de quem está na linha da frente, a assegurar de alguma forma, o apoio a população e aos negócios, dando assim continuidade a atividade.

Apoio aos colaboradores na área financeira

No sector alimentar e de bens de consumo, existem empresas na área de produção e na área de distribuição, que face à exposição que os colaboradores estão sujeitos, estão a dar prémios acrescidos, praticas que existem quer em Portugal quer fora:

No nosso país, temos o exemplo das grandes insígnias da área da distribuição, o Continente e a Auchan, que deram um prémio de 20% do salário total a todos os colaboradores ou o caso da Jerónimo Martins em que foi atribuído um premio anual de 500 euros.

Ao nível internacional a Wallmart foi das primeiras a pagar bónus aos colaboradores e adiantar os prémios trimestrais. Também a Danone refere a intenção de dar 1000 euros de bónus a todos os seus colaboradores que andam no terreno. Há ainda iniciativas para os colaboradores com maiores dificuldades financeiras, havendo empresas que criaram um fundo especial ao qual se podem candidatar, como a Morrisons e a Wallmart.

 

A crise também gera emprego e parcerias

Pela necessidade de reforçar as lojas, quer a vertente da limpeza quer na substituição dos colaboradores infetados ou que entrem em quarentena, existe necessidade de recorrer a contratação. Exemplo desta pratica, refira-se o caso da Wallmart que irá contratar 150 mil pessoas.

Um exemplo de uma parceria interessante para apoiar negócios com dificuldade de manter os postos de trabalho é o caso dos supermercados Aldi que estão a contratar os colaboradores da cadeia McDonald’s para fazerem a reposição nos seus vários supermercados.

Apoio também no campo psicológico

Porque uma das consequências desta pandemia, tem a ver com o elevado nível de stress e de incerteza, existem empresas que estão a criar canais de apoio psicológico para a sua força de trabalho. É o caso em Portugal da Auchan que lançou uma Linha de Apoio e Aconselhamento Psicológico para os colaboradores e as suas famílias.

 

Multiplicam-se as iniciativas das empresas em prol da sociedade. Que haja também esse reconhecimento por parte das empresas com os seus colaboradores. A compensação desse esforço aos mais variados níveis, seja monetário seja de suporte psicológico. E também o reconhecimento da sociedade. De cada um de nós. Obrigada a todos que estão na linha da frente para que outros possam ficar em casa!

Fonte: Grace