Introduza o seu e-mail
É provável que num clima de festa, cheio de entusiasmo e descontração, como é o do Natal, se esqueçam algumas normas de segurança. No entanto, para evitar acidentes deve adotar medidas que passam pela árvore de Natal e acabam na utilização do cinto de segurança. Vamos a elas?
A primeira das medidas para passar o Natal em segurança, diz respeito à árvore de Natal. Deve colocá-la de uma forma ou num local onde não possa cair, mesmo que as crianças a agarrarem.
As luzes que vão enfeitar o seu lar no Natal devem estar em bom estado de conservação e ser sempre desligadas à noite e quando sai de casa. Já as velas, tão utilizadas nesta época festiva, quando acesas devem ser colocadas em lugares altos, fora do alcance das crianças e longe de cortinas, sofás, etc. Preparar o envelhecimento, passa também por saber prevenir acidentes.
Deve verificar se os brinquedos que as crianças da sua família recebem pelo Natal não têm peças demasiado pequenas que possam soltar-se e ser engolidas ou aspiradas, nem cordões que possam causar risco de estrangulamento.
As salas e outras divisões aquecidas por lareiras, salamandras ou aquecedores a gás têm de ter uma boa ventilação para evitar intoxicação por monóxido de carbono. Além disso, se a sua lareira não tiver uma proteção estável, é preferível não a acender no Natal. Quanto a aquecedores, afaste-os das zonas de circulação, sofás, almofadas e cortinados!
Mais medidas para passar o Natal em segurança? Ora, como algumas plantas usadas para decorações de Natal chamam a atenção das crianças por causa das bagas e das pétalas coloridas, verifique se há algum perigo de intoxicação, pois há espécies que são venenosas (ou coloque-as num sítio alto).
Nas viagens que fizer para passar o Natal em família, todos os passageiros, de crianças a adultos, independentemente do lugar onde se sentam, têm de utilizar cinto de segurança. Não se esqueça que as crianças até 1,35m de altura devem usar também uma cadeirinha adequada à sua idade, tamanho e peso.
Quanto à bagagem, deve ficar bem acondicionada no porta-bagagens e nunca solta dentro veículo para não causar lesões em caso de acidente.
E de resto, já sabe, conduza em segurança e se necessário vá fazendo pausas no percurso, para descansar. E mesmo que esteja um frio de rachar, não guie demasiado agasalhado, nem com luvas ou cachecol. Esses acessórios dificultam a liberdade de movimentos e podem causar acidentes.
Sabia que apenas 30% das pessoas usam cinto de segurança no banco de trás?