Introduza o seu e-mail
Presidida pelo Sr. José Luís Cardoso, a Academia das Ciências de Lisboa e o seu Instituto de Lexicologia e Lexicografia apresentou no dia 13 de abril, uma sessão especial para a apresentação do Dicionário da Língua Portuguesa na versão digital.
Idadismo, metaverso, bullying, a sigla NFT(token não fungível), ciberataque ou ecoansiedade são alguns dos 30 mil vocábulos novos e outros milhares de significados revistos e melhorados que foram adicionados ao Dicionário da Língua Portuguesa de 2001.
A elaboração do novo Dicionário da Língua Portuguesa foi coordenada pela Lexicógrafa Professora Ana Salgado, que contou com o trabalho de uma equipe multidisciplinar de profissionais e com a consultoria linguística do Professor Álvaro Iriarte Sanromán.
Para nós da Associação e do Movimento Stop Idadismo, a entrada da palavra #Idadismo no dicionário tem uma importância especial.
Trata-se de uma conquista simbólica para todos os profissionais que trabalham no combate ao preconceito etário. Este reconhecimento da palavra tem o condão de torná-la válida, mais aceitável e legítima para o uso geral.
Além do mais, estar no dicionário poderá ampliar o entendimento do seu significado em termos técnicos, uma vez que até os dias de hoje a palavra Idadismo gerava confusão para aqueles que não estão familiarizados com o campo específico. Isso ajudará a garantir a clareza e precisão em nossas próximas comunicações técnicas, escritas e orais.
Importante ressaltar que a base de dados de 2001 foi manualmente revista por uma equipe de especialistas, e o seu conteúdo aumentado para responder às dúvidas do nosso tempo, apresentando definições, sinônimos, etimologia, classificação gramatical, informação morfológica e muitas outras curiosidades.
Consulte esta nova ferramenta valiosa aqui: https://dicionario.acad-ciencias.pt/pesquisa/?word=Idadismo