Cultura e Lazer | Os artistas estão online. Conheça a TEIA 19

Introduza o seu e-mail

Os artistas estão online. Conheça a TEIA 19

19/04/2020 | Fernanda Cerqueira

TEIA 19 é uma plataforma online de conteúdos artísticos. FOTO UNSPLASH TEIA 19 é uma plataforma online de conteúdos artísticos. FOTO UNSPLASH

Por estes dias os músicos tocam em streaming, os humoristas fazem-nos rir no Instagram e no Facebook e pelos mesmos canais andam também os atores e os escritores. Não são os palcos em que nos habituamos a vê-los, mas é a cultura a reinventar-se e a responder o melhor possível à situação em que vivemos.  

É neste contexto que nasce o coletivo TEIA 19, uma iniciativa de artistas e técnicos que pretende minimizar a ausência de rendimentos destes profissionais. Trata-se de uma plataforma que reúne os artistas que viram os seus projetos cancelados, mas que querem continuar a produzir o seu trabalho, agora, em formato online. Esta ideia não só permite que os projetos se concretizem, como alcançar um público mais vasto e ao mesmo tempo abrir a possibilidade de haver uma contrapartida do público para os espetáculos que estão a assistir.

Em declarações à Lusa, o ator André Gago, que faz parte do grupo inicial da plataforma, explica que «não vamos cobrar bilhete nem exigir qualquer pagamento, mas queremos sensibilizar as pessoas para a importância de fazerem um donativo, vamos tentar suscitar no público um princípio de reciprocidade. Os artistas expõem o seu trabalho e o público decidirá se quer pagar por ele».

Pode conhecer a TEIA 19 na sua página do Facebook. É também lá que pode conhecer a programação e aceder aos espetáculos. Cada artista indicará o MBway, o IBAN ou outra forma de pagamento para onde os donativos podem ser realizados.

Mais sobre a TEIA 19…

A equipa da TEIA 19 é coordenada por André Gago e Shilá Quadros Fernandes (produção e programação), Teresa Leiria Pinto (gestão de projetos e programação), Luís Pargana (gestão de projetos e programação), Amélia Bentes (dança e Programação), Ana Figueira (dança, gestão de projetos e programação), Ana Zivick (design gráfico), Luna Barreto (comunicação) e Leonardo Patrício (produção e gestão multimédia).

 

Fonte: Lusa Covid-19: Poetas de Amália estreiam a plataforma digital de espetáculos Teia 19