Saúde e Bem Estar | Para o seu bem estar, será que bebe água suficiente?

Introduza o seu e-mail

Para o seu bem estar, será que bebe água suficiente?

30/11/2020 | Sofia Alçada

A pensar no seu bem estar, fica a questão: Bebe água suficiente? Foto: Daria Nepriakhina on Unsplash A pensar no seu bem estar, fica a questão: Bebe água suficiente? Foto: Daria Nepriakhina on Unsplash

Como posso saber se bebo água suficiente?

Existem uma série de sinais que devemos acompanhar e estar atentos para perceber quando temos realmente que nos hidratar.

Vamos dar-lhe algumas dicas:

Comecemos pela mais simples:

- Sempre que sinta sede, o corpo está a dar-lhe um sinal de que precisa de beber água.

- Quando está cansado, com dor de cabeça, falta de concentração ou falta de memória, ao beber água pode fazer a diferença.

- Se tem lesões ou caimbras quando pratica desporto, poderá ser um indicador de que precisa de beber mais água, para hidratar as suas fibras musculares. Ao fazer desporto liberta mais minerais nomeadamente sodio, potássio e magnésio essenciais para um bom treino.  Portanto, é importante beber água, antes, durante e depois do seu treino, para prevenir e compensar essa perda.

- Se tiver a urina com cor ou cheiro poderá ter necessidade de beber mais água. A primeira urina da manhã é normalmente a mais escura. As restantes deverão ser mais claras, e sem cheiro indicando assim a correcta hidratação. Esteja atento/a a estes sinais.

- Se tiver infecções, poderá mais uma vez ser um sinal importante que deverá dar atenção. Se o seu corpo estiver bem hidratado e com a alimentação correcta, a sua circulação funcionará correctamente e terá os elementos necessários para criar e fortalecer as defesas do seu organismo evitando desta forma, as infecções.

- Se tiver problemas circulatorios, deverá reforçar o seu consumo de água. O volume de sangue diminui se não tivermos uma hidratação adequada.

 

São gestos simples que podem fazer a diferença na rotina do nosso dia-a-dia.

Comece.e acabe o dia a beber um bom copo de água. E ao longo do dia, volte a beber água com frequencia.

Tenha um bom dia!  De preferencia, bem hidratado!