Saúde e Bem Estar | Portal da Segurança Social para facilitar marcações

Introduza o seu e-mail

Portal da Segurança Social para facilitar marcações

02/05/2018 |

photo by rawpixel com on unsplash photo by rawpixel com on unsplash

O objetivo em causa é o de proporcionar uma maior eficiência na gestão das marcações de serviços quer por parte dos cidadãos quer por parte das empresas.

 

Lançado pelo Instituto de Informática da Segurança Social, este Portal de Marcação de Atendimento quer facilitar a vida aos seus utentes proporcionando uma maior eficiência e facilidade na gestão das marcações dos serviços. Este serviço estará disponível para cidadão assim como para empresas.

O Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social adianta no seu comunicado, que o novo portal, que se encontra disponível em www.seg-social.pt ou em http://siga.seg-social.pt, “vem melhorar o sistema de gestão do atendimento da Segurança Social e do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, prevendo-se o alargamento em breve ao atendimento do Instituto de Emprego e Formação Profissional”.

Este novo portal é assim mais simples e fácil de utilizar, sendo claramente mais eficiente na gestão das marcações para os cidadãos e para as empresas. Esta alteração está inserida na estratégia de modernização da Segurança Social.

Para além da vantagem já referida de permitir uma marcação mais fácil e intuitiva, este portal dá ainda acesso a informação em tempo real das disponibilidades de agendamento, a possibilidade de gerir atendimentos, utilizando para isso uma área reservada de marcação e consulta. Vem ainda permitir a visualização dos horários (dias e horas) disponíveis para marcação, funcionalidade que o sistema existente até aqui não dispunha.

O portal adiciona igualmente informação sobre os temas que podem ser tratados em cada local, assim como a indicação prévia da documentação necessária para que o atendimento se possa desenrolar da melhor forma, evitando algum documento em falta por ausência de informação.

Segundo indicação recebida pelo comunicado, o novo portal tem um sistema de alerta, através de envio de sms e/ou email no dia da marcação e na véspera do atendimento.

Esta é uma das medidas incluídas no programa Simplex + e na Estratégia Segurança Social Consigo. Funciona como complemento de outras medidas que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem vindo a desenvolver na área do atendimento, designadamente a AppSIGÄ, disponível desde 2016 para o Instituto de Emprego e Formação Profissional e para o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

 

Adaptado de Dinheiro Vivo