Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro 2021 | Sociedade

Introduza o seu e-mail

Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro 2021

24/09/2021 | Sofia Alçada

Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro Foto: APP Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro Foto: APP

Com o objetivo de promover uma imagem positiva e participativa, informando sobre o real contributo que as pessoas mais velhas dão à sociedade portuguesa  e, não menos importante, dando-lhes voz ativa e visibilidade como exemplos, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia, com a colaboração e o apoio da Fundação Montepio    e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, instituiu, no dia 1 de outubro de 2012, Dia Internacional das Pessoas idosas, o Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro.

A cerimónia comemorativa dos 10 anos do PRÉMIO ENVELHECIMENTO ATIVO Dr.ª MARIA RAQUEL RIBEIRO - 2012-2021 constitui a primeira realização não presencial, virtual, da cerimónia do Prémio.

Será transmitida em lançamento estreia em 1 de outubro próximo, a partir das 14h30m, em Live facebook da APP, e depois divulgada nas redes sociais, ficando assim para a História da Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP).

Como referido em comunicado, pela APP, Tudo faremos para minimizar e expressar o melhor possível, a nossa gratidão e honra que constitui para a APP, aceitarem receber este Prémio.

 O link para a participação na 10.ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, será oportunamente divulgado no site da APP, www.app.com.pt e por informações no Facebook da APP e outras enviadas diretamente por mail.

 

O que é o Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro?

Este Prémio simboliza a luta pela dignificação do ENVELHECIMENTO ATIVO (conceito da Organização Mundial da Saúde), da longevidade e de tudo o que de positivo e de valor neles se encerra, com o duplo propósito de homenagear a Senhora Dr.ª Maria Raquel Ribeiro, figura impar da Segurança Social em Portugal, precursora de muitas das estratégias de intervenção ora consolidadas e que introduziu o tema do Envelhecimento em Portugal, bem como enaltecer exemplos de vida de pessoas longevas que continuam ativas e participativas, influenciando de modo construtivo a sociedade portuguesa.

É um Prémio anual, pioneiro e único em Portugal, dedicado as Pessoas ldosas ativas e visa homenagear cidadãos longevos que se mantém ativos e interventivos e, assim, contribuir para contrariar os estereótipos negativos ligados à idade.

 

Como é feita a seleção?

São selecionadas pessoas singulares, com 80 ou mais anos, que residam em Portugal ou que sejam de nacionalidade portuguesa, que mantêm atividade e participação de relevo na sociedade portuguesa nas categorias de:

1) lntervenção Social;

2) Arte e Espetáculo;

3) Ciência e lnvestigação;

4) Política e Cidadania;

5) Ética e Saúde                

6) Família e Comunidade.

Este ano, será feita a realização conjunta da 9.ª (2020) e 10.ª (2021) Edições do Prémio, dado que a Edição de 2020 não pode ser efetuada em virtude da situação pandémica.

Sendo que a população com 80 ou mais anos, franja da população tantas vezes esquecida e desvalorizada, tem sido a maior vítima da pandemia COVID-19, esta homenagem reveste-se de uma dimensão humana e de chamada de atenção ainda mais significativas.

 

As Personalidades a homenagear em 2021

  Juiz Conselheiro Armando Acácio Gomes Leandro -

Dra. Maria Manuela Duarte Neto Portugal Ramalho Eanes - Categoria I lntervenção Social

Atriz Maria Manuela Guerra Lima Cortez e Almeida - Categoria I Arte e Espetáculo

Ator e Encenador Rui Jorge de Albuquerque Mendes - Categoria I Arte e Espetáculo

Cantora e Atriz Simone de Macedo e Oliveira - Categoria I Arte e Espetáculo

Professor Doutor Jorge Correia Jesuíno - Categoria I Ciência e lnvestigação

Professora Doutora Maria Máxima Vaz - Categoria I Ciência e lnvestigação

Comendador Alberto Machado Ferreira - Categoria I Política e Cidadania

Dr. Francisco José Pereira Pinto Balsemão - Categoria I Política e Cidadania

Dr. António José de Barros Veloso - Categoria I Ética e Saúde

Professor Doutor Constantino Theodor Sakellarides - Categoria I Ética e Saúde

Dra. Berta do Nascimento Gonçalves Garcia - Categoria I Família e Comunidade

 

Fonte: PR APP