Introduza o seu e-mail
O nosso bem-estar físico e mental está muito dependente da atividade física. Seja uma caminhada, uma corrida ou atividade num ginásio sermos ativos é o que realmente faz diferença. Contudo, há estudos que revelam diferenças entre homens e mulheres, consoante a prática de exercício físico seja de manhã ou à tarde.
Um estudo publicado pela Frontiers in Physiology sugere que diferentes horas do dia podem potenciar resultados específicos - e desiguais - em função do sexo.
Este estudo monitorizou a prática de exercício físico de 30 homens e 26 mulheres ativos e saudáveis, entre os 25 e os 55 anos, ao longo de um período de 12 semanas. O programa de treino era comum a todos os participantes e incluía alongamentos, corridas de velocidade e treinos de resistência, para além de um plano de refeições especialmente concebido para este período de monitorização.
Enquanto um grupo de homens e mulheres se exercitava antes das 8:30 da manhã, o outro grupo cumpria o mesmo programa ao final da tarde, entre as 18:00 e as 20:00. A flexibilidade, a força e a resistência, assim como vários indicadores de saúde tais como a pressão arterial e o índice de massa corporal foram testados e comparados regularmente pelos investigadores.
A principal conclusão do estudo foi a expetável: quando considerados os dados relativos à fase inicial e à fase final do período de monitorização, todos os participantes registaram melhorias de saúde generalizada, independentemente do período de treino.
Os resultados demonstraram ainda que as horas em que se pratica exercício parecem ter repercussões diferentes em ambos os sexos. O estudo sugere que as mulheres queimam mais gordura quando fazem exercício de manhã, mas ganham mais músculo quando treinam ao final do dia.
Quanto aos homens, a diferença horária parece não provocar alterações significativas no desempenho físico e aquisição de massa muscular. Ainda assim, a atividade física à tarde parece favorecer a saúde cardíaca e metabólica.
• Maior concentração e foco durante o dia
• Ajuda a regular o sono, proporcionando um descanso mais tranquilo.
• Acelera o metabolismo
• Mais energia
• Mais companhia para treinar
• Menos suscetibilidade a lesões (temperatura corporal mais elevada)