Introduza o seu e-mail
A Engel & Völkers dá-lhe 3 dicas para valorizar a sua habitação ou mesmo o seu património:
A manutenção da sua casa ou património está ligada ao aumento do seu valor. É necessário assegurar o bom estado do edifício, começando pela sua estrutura e combatendo os danos causados pela humidade, a remoção de mofo ou orifícios na membrana do telhado. A renovação passa também pela garantia do bem-estar dos habitantes, que pode passar por uma pintura ou mesmo um revestimento de piso mais moderno. O verdadeiro impacto no aumento do valor de uma casa é feito através da modernização da mesma.
Neste caso, não é necessário existirem danos de qualquer espécie, pois o objetivo é obter melhorias técnicas e visuais, aumentando o valor do espaço. Por exemplo, pode começar por renovas a casa de banho e a cozinha, trabalhando o design, a iluminação e eventualmente a incorporação de tecnologia para melhorar o seu bem-estar e por acréscimo, o potencial valor do imóvel.
A legislação sobre energia em edifícios é bastante relevante nos dias de hoje, uma vez que especifica as medidas de recuperação que deverão ser realizadas para aumentar a eficiência energética, sendo particularmente importante para as casas mais antigas. Portanto, uma das medidas para aumentar o valor da casa passa por reduzir os custos de energia, aumentando, por outro lado, a qualidade de vida no seu interior.
Medidas de isolamento do telhado, da fachada, do piso e eventualmente da cave se houver, colocar janelas e portas de alta qualidade e que garantam um bom isolamento assim como a recuperação do aquecimento e da ventilação, são tudo pontos a favor quanto o tema é eficiência energética e melhoria do bem-estar.
Em relação ao espaço de habitação, “mais é mais” e, uma extensão irá definitivamente aumentar o seu valor. Por exemplo, como parte de uma recuperação do telhado, poderá aproveitar criar um sótão. Um jardim de inverno aquecido pode também aumentar significativamente o espaço da casa, melhorar o ambiente e incrementar o valor da casa. O jardim e as áreas verdes nunca devem ser subestimados, pois os espaços ao ar livre são cada vez mais valorizados.
Esteja atento ao potencial da sua casa investindo no que poderá adicionar bem-estar e qualidade de vida enquanto lá está, e que no futuro, lhe assegure um bom valor, caso queira investir noutra solução de habitação à medida que a vida evolui. Pela sua boa longevidade!
Fonte: adaptado de PR Engel & Völkers