Introduza o seu e-mail
A ideia de viver o máximo de anos possíveis nas nossas casas e em comunidade é encarada pela maioria da população sénior como a opção mais desejada. Contudo, estarão as nossas casas preparadas para ajudar-nos a envelhecer da melhor forma?
O primeiro passo é parar para pensar sobre este assunto. Perceber o que é melhor para cada um de nós. Será que vou querer envelhecer em casa? E se sim, nesta casa ou em outra casa? Talvez numa casa mais pequena, mas mais funcional? Gosto de viver nesta zona ou será esta uma boa altura para concretizar aquela velha vontade de viver mais perto da praia. E será que quero continuar na cidade ou mudo-me para o campo?
Quando encontrar respostas para estas perguntas percorreu 50% do caminho e talvez a parte mais difícil. Estas decisões são importantes e tomadas no momento certo contribuirão decisivamente para um bom envelhecimento, em que priorizou o seu bem-estar, conforto e a segurança.
Mas há outra parte importante e que diz respeito à preparação da nossa casa para as nossas novas necessidades.
Com base no livro “New Aging – live smarter to live better forever”, do arquiteto Matthias Hollwich selecionamos algumas soluções práticas para que a sua casa o ajude a envelhecer melhor.
Peça o aconselhamento de um arquiteto para fazer um check-up à sua casa. Só um profissional pode avaliar a sua casa e aconselhá-lo sobre a necessidade de realizar alguma alteração.
Menos é mais também no que diz a conforto. Desembaraçar-se de algumas coisas que não usa ou de que já não gosta vai libertar espaço, tornar a casa mais ampla e mais fácil de limpar e arejar.
Desde a parte externa até a interna, uma casa ou apartamento ideal para envelhecer precisa de ser de fácil acesso. Por exemplo, se entrada para casa é feita através de escadas, talvez seja uma boa ideia pensar em construir, ao lado, uma rampa. Aplicar um corrimão não é muito dispendioso e é um item básico de segurança. A ideia é tornar estes trajetos diários de entrar e sair de casa, andar em casa, o mais simples e seguro possíveis.
Conseguir verificar se todas as janelas estão fechadas ou se a porta da frente ficou trancada. Se o gás está desligado ou se a torneira da casa de banho não está a pingar pode ser muito fácil com um smartphone. Procure saber mais sobre as soluções de domótica.
Fonte:
10 dicas para transformar sua casa no lugar ideal para envelhecer