“Safe Seniors, Strong communities” | Sociedade

Introduza o seu e-mail

“Safe Seniors, Strong communities”

17/03/2021 | Sofia Alçada

Programa Canadiano - "Safe Seniors, Strong Communities". Foto: BC 211 Programa Canadiano - "Safe Seniors, Strong Communities". Foto: BC 211

O Darien e o Teddy vivem em Comox, uma pequena ilha com 15.000 residentes, situada fora da costa da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Através da iniciativa “Safe Seniors, Strong Communities” da United Ways, o Darien e o Teddy recebem as suas compras, refeições quentes três vezes por semana e tem um acompanhamento regular por telemóvel.

Devido às condições de saúde atuais, seria extremamente difícil para eles terem acesso a estas necessidades senão fosse com a ajuda do programa “Safe Seniors”.

Teddy sente uma profunda gratidão pelo trabalho dos voluntários, que dão assistência ao casal com grande cuidado e empatia, e aprecia especialmente o facto das suas compras e refeições lhe serem entregues o que proporciona ao casal um sentimento de independência enquanto se mantêm seguros durante a pandemia do COVID-19.

Por seu lado, Darien fica ansioso pelas chamadas de acompanhamento e precisa delas para sentir o elo humano e manter a sua rotina.

Estas interações fazem com que o distanciamento seja um obstáculo menos assustador.

O casal espera que, quando já não for preciso esta ajuda, mantenham a amizade que formaram com os voluntários que os assistiram.

 

O Conceito: Sénior seguro, Comunidade unida

Este programa foi desenvolvido em menos de duas semanas durante a primeira vaga do COVID-19, a fim de fornecer aos mais velhos:

  • Alimentos,
  • Receitas,
  • Conversas e acompanhamento
  • Outras necessidades básicas.

Para solicitar assistência ou indicar interesse em ser voluntário, os participantes simplesmente tem que ligar o 2-1-1 para falar com um representante.

Os seus dados são então distribuídos por uma das 24 agências centrais em toda a província, e os voluntários são atribuídos às pessoas que mais precisam deles.

 

O resultado deste apoio ao sénior em pandemia:

Desde março de 2020, cerca de 470.000 pessoas foram assistidos na Colúmbia Britânica. Mais de 8.500 voluntários participaram neste programa.

A idade média dos voluntários é de 36 anos, o que é significativo dado que antigamente mais de metade daqueles que doaram o seu tempo eram pessoas mais velhas.  

Nos primeiros três meses do programa, aproximadamente 90.000 atos de voluntariado foram realizados, incluindo:

  • 50.000 Visitas virtuais e chamadas,
  • 14.000 Refeições foram preparadas e entregues
  • 11.000 Entregas de compras e bens essenciais.

Se quiser saber mais sobre a iniciativa, veja aqui.

 

Um exemplo de solidariedade em Pandemia em Portugal

Em Portugal foram muitas as iniciativas que surgiram nesta fase de pandemia para ajudar os mais necessitados e os mais velhos.

Um bom exemplo é o projeto Vizinho amigo.

Este é um movimento criado por 15 jovens universitários, que conta já com 7000 voluntários para ajudar a que as pessoas tenham asseguradas as suas necessidades nesta fase de pandemia, mantendo-se em segurança nas suas casas.

Mais um bom exemplo de uma sociedade solidária que merece ser partilhado a semelhança das boas práticas que vem lá de fora!    

 

Fonte: Aging 2.0 – Exemplo do Canadá - Apresentada pela Embaixadora do Aging 2.0 em Vancouver, Canada, Angela Brooks.