Saiba quais as cidades e vilas de pequena dimensão mais populares em Portugal | Cultura e Lazer

Introduza o seu e-mail

Saiba quais as cidades e vilas de pequena dimensão mais populares em Portugal

26/07/2021 | Sofia Alçada

Nazaré surge como dos mais procurados destinos em Portugal Foto: crédito Pedro via Flickr Nazaré surge como dos mais procurados destinos em Portugal Foto: crédito Pedro via Flickr

A férias e o verão convidam-nos a fazer coisas diferentes. A sair da rotina procurando novos e diferentes destinos. Sabemos que as cidades de Lisboa e Porto são sempre os destinos mais procurados para conhecer e visitar com calma. Este ano, pode ser diferente (e deve, face ao que estamos todos a viver) e por isso aproveitando o artigo da Holidu, vimos sugerir algumas das vilas e aldeias que pode aproveitar para visitar este verão, seja numa versão de ferias ou mesmo de fim de semana.

Pequenas cidades e vilas portuguesas mais procuradas

A Holidu realizou um estudo para determinar quais são as cidades e vilas portuguesas mais pequenas e que os portugueses tem procurado mais no ultimo ano.

São cidades com menos de 20.000 habitantes as que foram consideradas para este estudo.

A classificação foi elaborada utilizando o número médio de pesquisas mensais no Google para estes locais, determinando assim, os destinos mais populares dos turistas.

 

Eis os destinos portugueses mais procurados:

  1. Nazaré, Leiria – é a pequena cidade mais popular de Portugal. Conhecida como a “Meca das ondas grandes”, esta região atrai todos os anos milhares de turistas que procuram ver o Canhão da Nazaré. A praia do Norte é, ainda, o palco para o “Nazaré Tow Surfing Challenge”, levando os melhores surfistas de ondas grandes do mundo até Portugal. É imperativo não esquecer a cultura aqui presente dado que a Nazaré é uma das mais antigas aldeias piscatórias de Portugal, que remonta ao século XVII.

 

  1. Ericeira, Lisboa - Em segundo lugar, temos a magnífica vila da Ericeira. Terra das pessoas do mar, as praias, o património monumental e gastronómico, com base numa variedade de peixes e mariscos, constitui um dos seus maiores atrativos. Esta região também é muito conhecida pelo surf, sendo a 1ª reserva mundial de surf da Europa e a 2ª do mundo. Praias como os Coxos, Ribeira D’Ilhas e Pedra Branca são as que mais atraem surfistas.

 

  1. Peniche, Leiria - Em terceiro lugar temos Peniche. Considerada a cidade mais a oeste do continente europeu, Peniche é um dos sítios a conhecer para quem estiver de visita ao Centro de Portugal. Descubra a cultura, as ondas de Peniche, as dezenas de praias, as Berlengas e muito mais!

 

  1. Fátima, Santarém - muito conhecida pelo turismo religioso. Todos os anos milhares de praticantes deslocam-se a este destino. A Capelinha das Aparições, um dos lugares mais icónicos de Fátima, marca o local onde a Virgem Maria apareceu em 1917.

 

  1. Paços de Ferreira, Porto – Conhecida como a capital do móvel, este destino tem muito mais para oferecer e esconde uma beleza inigualável. Desde magníficos jardins verdes, igrejas e monumentos terá sempre entretenimento e cultura para absorver. Esta região, tem ainda, as ruínas de uma cidade, espalhada por 15 hectares e fundada pelas tribos celtas que dominavam este canto da Península Ibérica antes da chegada dos romanos. Os especialistas classificam o local como um dos grandes castros (aldeias fortificadas) da Península Ibérica.

 

  1. Penafiel, Porto - é uma cidade situada no coração da região do Douro Litoral, no distrito do Porto. Uma povoação muito antiga, inicialmente era Arrifana de Sousa até D. José I e Marquês de Pombal, ao elevarem a vila à categoria de cidade, alteraram o nome para Penafiel. Esta região é um concelho rico em história e tradições, detentor de uma herança arquitetónica e paisagística única.

 

  1. Sines, Setúbal – Para quem não sabe, é o local de nascimento de Vasco da Gama, situando-se exatamente no centro da costa sudoeste de Portugal, inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Local privilegiado com maravilhosas praias e clima quente característicos desta região.

 

  1. Vila Real de Santo António, Faro - A famosa região de Vila Real de Santo António aparece em oitavo lugar, sendo, arquitetonicamente, das regiões mais interessantes do Algarve. Criada por Marquês de Pombal em 1774, onde usou as mesmas plantas que havia usado na Baixa de Lisboa. No centro da praça está orgulhosamente um obelisco a homenagear o Rei e o Marquês de Pombal, erguido por ordem do próprio Marquês de Pombal.

 

  1. Pombal, Leiria - Nos últimos anos de vida, o Marquês de Pombal deixou a sua marca no antigo centro de Pombal, e o antigo edifício prisional que encomendou tem agora um magnífico museu sobre a sua vida. Há também um castelo medieval com um moderno centro de visitantes e várias igrejas, enquanto na costa se encontram praias naturais fora do radar turístico.

 

  1. Esmoriz, Ovar – E assim assinalamos a 10 posição encontrada neste estudo, com Esmoriz. Situado na costa entre Aveiro e Porto, Esmoriz é um resort que está a começar a fazer nome. Os surfistas já estão a chegar, uma vez que a praia principal da cidade tem beach breaks perfeitos. Esta região tem ainda uma lagoa e um parque natural.

 

Metodologia usada para este estudo:

Todas as cidades portuguesas com menos de 20.000 habitantes foram consideradas para este estudo. A classificação foi elaborada utilizando o número médio de pesquisas mensais no Google nos últimos 12 meses com os nomes de cada região para determinar que destinos eram mais populares entre os viajantes.

 

Fonte: Holidu