Sharing with friends: Uma forma de vencer a solidão | Habitação

Introduza o seu e-mail

Sharing with friends: Uma forma de vencer a solidão

13/12/2021 | Sofia Alçada

Zonas comuns de uma solução de habitação partilhada Fonte: Sharing with friends Zonas comuns de uma solução de habitação partilhada Fonte: Sharing with friends

O que é Sharing with Friends (Partilhar com amigos)?

A Sharing with friends, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo fornecer uma oportunidade para as mulheres comprarem uma casa que seja acessível e personalizada em função do que gostariam de ter.

É um projeto que nasce nos Estados Unidos para dar resposta a uma necessidade de habitação e de combate a solidão. Semelhante a uma casa normal quando se observa da rua, é um lar seguro e acessível onde habitam cinco mulheres mais velhas, com privacidade e dignidade à medida que envelhecem.

Habitação partilhada: O exemplo de um projeto

A ideia é que cinco mulheres invistam cada uma parte do valor de forma equitativa, para pagar a construção de uma habitação acessível de cinco áreas privadas, com áreas comuns onde possam conviver.

Para isso, cada uma tem a sua própria:

  • cozinha,
  • quarto,
  • wc

Para além destes espaços privados, existe ainda um jardim central que permite um espaço de convívio para a partilha de momentos ao fim da tarde que inclui por exemplo uma refeição partilhada, se assim o desejarem. E também uma zona de lavandaria e biblioteca que todas podem utilizar.

Este projeto foi projetado para um bloco de 800m² e está localizado perto de transportes públicos, lojas e instalações médicas, a residência incorpora todas as diretrizes de design universal para envelhecimento em portas largas, no solo, acesso para cadeiras de rodas, um cuidado que permite ir acompanhando as várias fases de vida e eventuais necessidades que possa vir a haver ao longo da vida de cada uma.  

 


Foto: Um exemplo da solução de habitação Sharing With Friends com cinco casas e uma área comum partilhada (Fonte: Partilha com amigos).

 

Uma habitação à medida dos interesses comuns

Eloise Atkinson, é a arquiteta por trás do projeto e refere que o desafio passa por equilibrar o custo com a habitabilidade, o que levou a realização de um série de conversas sobre o que as mulheres estão preparadas para partilhar e o que precisam ter como espaço privado. Pois como refere a arquiteta, não existe uma solução geral.

“Mesmo que consiga reunir cinco mulheres parecidas, terá sempre cinco conjuntos diferentes de prioridades e compromissos para lidar.” E esse é o grande desafio da habitação partilhada hoje em dia.

 

Estas são as cinco mulheres que se comprometerem com o programa da Sharing with Friends.

“Conhecermo-nos e compreender os valores de cada uma é importante porque essa é a base da nossa comunidade”, disse Linda Hahn, 63 uma das 5 mulheres que abraçou esta solução.

Pois uma das bases deste conceito de habitação partilhada passa por fornecer também uma solução para uma questão cada vez mais premente da nossa sociedade, que é a solidão.

Como refere outra das cinco mulheres que optaram por este conceito, Barbara Symes, de 73 anos: “Não tenho família. Logo o senso de comunidade é importante para mim”.

A presidente do Sharing With Friends, Susan Davies, refere que tem 120 mulheres interessadas nesta solução. E embora ainda haja obstáculos a serem superados esta é sem duvida uma opção para que as mulheres tenham uma esperança de uma vida melhor, com boas perspetivas de uma solução segura e em comunidade junto de outras pessoas com as mesmas dificuldades e desafios.

Eis que vão surgindo várias soluções para dar resposta a necessidades das pessoas e para que se possa viver bem a longevidade!

Veja aqui um vídeo com algumas histórias e partilhas:

Fonte: Site Sharing with Friends e Resilienciamag.com