Introduza o seu e-mail
A Câmara de Cascais lançou um serviço de saúde gratuito em regime de teleconsulta, que prevê também a entrega de medicamentos à porta a todos os munícipes detentores do cartão "Viver Cascais”
A especialidade de medicina geral e familiar está abrangida neste serviço e disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano com uma duração máxima de 30 minutos.
As consultas de pediatria poderão estender-se por um período máximo de três horas, nos dias úteis, entre as 16:00 e as 21:00.
Estes serviços são gratuitos e poderá ainda ter a disponibilidade de um médico ao domicílio para os detentores do cartão "Viver Cascais". Mas este serviço tem associado um custo de 25 euros, com a vantagem de incluir a entrega de medicamentos em casa e o transporte em ambulância, desde que necessário e determinado pelo médico na consulta.
Este é um passo "revolucionário" na saúde em Portugal, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, segundo a Lusa.
"Hoje lançámos o primeiro vetor deste projeto, mas que é mais vasto e visa a indução da prática de uma vida saudável e de envelhecimento ativo. Arrancámos em primeiro lugar com esta área vocacionada para a saúde porque sabemos que, devido à pandemia [de covid-19], o SNS [Serviço Nacional de Saúde] se direcionou muito para os 'doentes covid', mas faltaram recursos para os outros, com outras patologias", explicou Carlos Carreiras.
Para além deste serviço, os munícipes poderão ter acesso ao projeto piloto de uma 'cabine consultório', destinada a teleconsulta, com a vantagem de estar equipada com aparelhos de diagnóstico e focada em consultas presenciais, preferencialmente para os cidadãos que não têm médico de família.