Saúde e Bem Estar | Treine a sua memória: Damos-lhe uma ajuda

Introduza o seu e-mail

Treine a sua memória: Damos-lhe uma ajuda

18/06/2020 | Sofia Alçada

Treine a sua memória - Foto: chase clark unsplash Treine a sua memória - Foto: chase clark unsplash

Cada parte do nosso corpo tem uma função. As pernas servem para andar, os braços para abraçar, os ouvidos para ouvir e os olhos para ver, mas é o cérebro que comanda tudo isto! Um corpo ativo só faz sentido se gozar de um cérebro ativo e a funcionar com boas faculdades cognitivas.

Como com o avançar da idade, o declínio cognitivo pode começar a manifestar-se, e portanto convém manter a “máquina oleada”.

Existem várias formas de o fazer. Desde as mais tradicionais, as mais tecnologicas. Hoje vamos mencionar as ligadas as tecnologias, como são as aplicações para smartphone. Existem várias cujo objetivo é treinar a memória e não só. São excelentes para melhorar o seu humor, capacidade de raciocínio e também para o ajudar a aprender aumentando a sua longevidade de forma ativa e positiva.

Conheça 4 das melhores apps para exercitar o cérebro e manter a sua longevidade

CogniFit (https://www.cognifit.com/pt)

Não é uma app qualquer é uma app desenvolvida com a colaboração de investigadores da Universidade de Washington e da Faculdade de Medicina Albert Einstein. 

Serve para treinar mais de 20 competências cognitivas, entre as quais:

- memória de curto prazo,

- concentração,

- coordenação visual-motora,

- lógica

- perceção auditiva.

A CogniFit consegue avaliar e cuidar da saúde cognitiva de pessoas saudáveis, mas a boa notícia é que consegue também estimular ou restaurar a função cerebral em pessoas que sofrem de algum tipo de declínio cognitivo, como demência, Alzheimer ou Parkinson. A app ideal para quem quer aprender aumentar a sua longevidade e envelhecer de forma ativa e positiva, pois disponibiliza aos seus utilizadores elementos como:

- quebra-cabeças,

- jogos didáticos,

- desafios mentais

- testes psicométricos validados.

 

Elevate (https://www.elevateapp.com/)

Esta é uma das aplicações para treinar a memória que é muito apreciada. 

Os grandes beneficios da sua utilização são efeitos na melhoria da:

- memória,

- concentração,

- competências matemáticas e

- compreensão.

Para que isso aconteça, esta app oferece mais de 40 jogos criados com a ajuda de especialistas na área da educação.

Estes exercícios podem ser personalizados de acordo com as competências mais necessárias e com indicação dos objetivos pretendidos, e também podem ser monitorizados para que perceba como está a ser avaliado o seu desempenho e – porque não? – compará-lo com o desempenho de outros utilizadores da mesma faixa etária, claro.

Outra particularidade interessante na Elevate é que funciona por niveis. Ou seja, vai adaptando a dificuldade à progressão, ou seja, vai tornando mais difícil conforme os resultados que vai atingindo, e portanto a medida que adquire maior rapidez e perspicácia na sua execução.

 

Lumosity (https://www.lumosity.com/)

Esta aplicação foi considerada pioneira no universo das aplicações para treinar a memória. A Lumosity coloca à disposição dos seus utilizadores mais de 50 jogos - desenvolvidos com a ajuda de investigadores de renome - que treinam cinco funções cognitivas:

- atenção,

- flexibilidade,

- memória,

- resolução de problemas

- velocidade.

Após a conclusão de cada jogo são revelados os resultados e, se o desejar, poderá compará-los com os dos utilizadores da mesma faixa etária. 

 

Peak http://www.peak.net/

Esta aplicação é o resultado da investigaçao feita por vários investigadores das áreas das neurociências, ciências cognitivas e educação das universidades de Yale e Harvard. Assim surge uma das aplicações para treinar a memória que também possui muitos jogos para testar a:

- linguagem,

- agilidade mental,

- atenção,

- capacidade de resolução de problemas,

- coordenação

- criatividade.

À semelhança de outras apps do género e das aqui mencionadas, a Peak possibilita aos seus utilizadores uma avaliação do desempenho e progresso em cada jogo e avalia as diferentes funções cognitivas, permitindo-lhes competir com outras pessoas.

Todas as apps aqui citadas estao disponíveis para Android e iOS.

 

Agora já não tem desculpa. Comece já a fazer exercícios. Só tem que escolher qual  destas apps quer usar. Na dúvida, teste as 4 e veja qual faz mais sentido para si.

Se não quer nada com a tecnologia, veja aqui outros formas de treinar o seu cérebro.

Nota: Adaptado do artigo original de Sofia Santos para Impulso Positivo (atualização do artigo)