Vamos caminhar? Por mais saúde e bem-estar | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

Vamos caminhar? Por mais saúde e bem-estar

21/12/2020 | Fernanda Cerqueira

Caminhar é bom para o corpo e para a mente. FOTO UNSPLASH Caminhar é bom para o corpo e para a mente. FOTO UNSPLASH

Caminhar é, provavelmente, de todos os exercícios o mais simples, natural e económico. Muito recomendado pelos cardiologistas, apenas 30 minutos diários podem trazer-lhe inúmeros benefícios. Uma vida menos sedentária e um maior contacto com a natureza, bem como a prevenção de várias doenças.

Caminhar é bom para o corpo e para a mente

Independentemente da idade, nunca é tarde para nos tornarmos mais ativos. A atividade física melhora a força, o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade, a resistência, a saúde mental, o controlo motor e a função cognitiva. Ajuda a prevenir as quedas (a maior causa de incapacidade entre a população idosa). E quando poderemos retomar alguma da normalidade, num período pós-pandemia, as caminhadas podem também ser um momento de convívio social, reduzindo sentimentos de solidão.

Aliviar o stress e aumentar o bem-estar

Quando caminha, ou faz outro qualquer exercício, vai desencadear a produção da chamada ‘hormona da felicidade’ – a endorfina. Esta hormona atua sobre o sistema nervoso, promovendo a sensação de bem-estar.

Perder peso e manter a boa forma física

O exercício físico é uma das melhores formas de manter o metabolismo ativo e assim evitar, por exemplo, ganhar peso. Uma caminhada de 30 minutos, em ritmo acelerado, permite a perda de cerca de 150 kcal.

Reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Caminhar estimula o nosso sistema cardiovascular (coração, pulmões e circulação sanguínea) mantendo-o saudável.

Além de prevenir a hipertensão arterial e os níveis de colesterol, caminhar pode reduzir em cerca de 30% a possibilidade de AVC, revela o estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine.

Prevenir alguns tipos de cancro

Investigadores consideram que o exercício físico pode prevenir certos tipos de cancro, nomeadamente, cancro da mama, do endométrio, do fígado, do linfoma não-Hodking, do mieloma, do rim e do cólon. As conclusões fazem parte de uma investigação publicada no Journal of Clinical Oncology.

Reduzir o risco de diabetes

Caminhar cerca de 30 minutos por dia, ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2 e a controlar a doença.

Fortalecer o sistema imunológico e o sistema digestivo

O hábito de caminhar regularmente torna mais eficaz a resposta do sistema imunitário. Além disso, caminhar regularmente pode melhorar muito os movimentos intestinais favorecendo o correto funcionamento do aparelho digestivo.

Fortalece músculos, articulações e ossos

Caminhar é uma boa forma de fortalecer os músculos e diminuir a rigidez e dores nas articulações. Contribui ainda para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.

Melhorar a qualidade do sono

Quem pratica atividade física regularmente tem, em princípio, melhores rotinas de sono, pois o exercício aumenta a produção de hormonas como a melatonina. Nesse sentido, uma caminhada diária, de preferência de manhã, ajuda a regular o ritmo biológico e a dormir melhor.

Resta perguntar “como começar?”

Comece devagarinho e vá, progressivamente, aumentando o tempo e a intensidade das suas caminhadas.

Uma simples caminhada pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.

 

Fonte: 11 Biggest Benefits of Walking to Improve Your Health, According to Doctors