Web Summit - Tecnologia e Inovação também é assunto para 60+ | Inovação

Introduza o seu e-mail

Web Summit - Tecnologia e Inovação também é assunto para 60+

18/12/2020 | Sílvia Triboni

Silvia e RidleyScott famoso diretor de Alien, Blade Runner, o Gladiador @websummit Silvia e RidleyScott famoso diretor de Alien, Blade Runner, o Gladiador @websummit

A Web Summit, para quem não sabe, é um evento global que reúne as mentes mais brilhantes da tecnologia, do empreendedorismo, e do mundo governamental, filantrópico e desportivo.

Mas para quem ainda não a conhece, só mesmo fazendo parte para sentir e entender o alcance do que se ouve, se aprende e se realiza durante os dias em que ela acontece.

E eu sou testemunha desta experiência.

Até Novembro de 2018 eu nunca ouvira falar deste acontecimento que atrai pessoas do mundo todo.

Foi conversando com jovens em um hostel em Lisboa que soube a razão de estarem tão electrizados e ansiosos pelo que aconteceria na cidade.

Sim! Sou Maturi que fica hospedada em quarto compartilhado em hostel quando viaja. Adoro! As hipóteses de conexão com os jovens são imensas, e sempre gratificantes.

E, naquele ano, graças à juventude, fui apresentada à Web Summit.

Dirigi-me ao Parque das Nações, um bairro moderno de Lisboa, onde a Web Summit se realiza normalmente, e cadastrei-me como repórter, uma vez que tenho a credencial de Repórter 60+. Fui aceite!

Pareceu um sonho poder presenciar, em primeira mão, o que CEO’s das Big Techs, presidentes de várias nações, filantropos e artistas famosos trouxeram para aquela edição, para depois compartilhar com os leitores dos veículos de informação que faço parte.

Percorrer todos os pavilhões e stands destinados à conferência, e poder conversar com os jovens criadores de startups com foco na inovação em:

  • saúde,
  • turismo,
  • longevidade,
  • trabalho,
  • Retalho
  • etc

fizeram-me ver que o mundo da inovação e da tecnologia não é apenas para os millenials: os Maturis também precisam e podem estar em meio a todos eles, empreendendo em inovação e tecnologia.

Após ter sido totalmente seduzida pela alma da Web Summit, tenho tido a felicidade de fazer parte de seu corpo de repórteres.

Em 2019 também fiz parte do grupo de mais de 2.000 integrantes da imprensa. Poder relatar sobre:

  • as notícias de interesse mundial,
  • os grandes feitos tecnológicos,
  • as mais criativas e inovadoras startups de todo o mundo,

e tudo o mais que atores famosos, atletas, ilustres filantropos apresentam foi emocionante.

 

Onde estão os participantes e empreendedores maduros da Web Summit?

Em 2019 a Web Summit reuniu mais de 70 mil pessoas, de mais 100 países, com milhares de participantes das mai variadas origens

Tanto em 2018, como em 2019, localizei iniciativas direccionadas ao público 50+. Da mesma forma, visualizei empreendedores 50+ nas startups.

Entretanto, representavam uma pequena percentagem das empresas e projetos apresentados.

Afora a maioria dos governantes, empresários, representantes da União Europeia, da ONU, e alguns atores maduros, o público visivelmente predominante da Web Summit não é 50+, fato que me faz reflectir sobre a razão desta ausência.

Em 2019 localizei apenas a startup portuguesa cujo trabalho é dirigido ao público 50+, chama-se  55+ , em encontra-se na Casa do Impacto, uma aceleradora de startups de impacto.

À época entrevistei uma das representantes da 55+, que tem por objectivo prevenir a solidão e a inactividade de todos aqueles com mais de 55 anos de idade, proporcionando-lhes uma vida ativa através da prestação de serviços de qualidade e confiança nos seus bairros.

Web Summit 2020 totalmente online para todo o planeta

Neste ano, do dia 2 a 4 de Dezembro de 2020 Lisboa, e o mundo, mais uma vez estavam conectados naquela que, segundo o jornal The Guardian, é “uma das maiores conferências de tecnologia do mundo”: a WEB SUMMIT.

Novamente, e com uma emoção extra, faço parte do corpo de jornalistas e repórteres  da Web Summit.

Afinal, os 50+ precisam estar actualizados a respeito dos temas debatidos nesta grandiosa conferência.

Segundo o que é possível pesquisar visualmente na plataforma disponibilizada para todos os participantes e jornalistas, a maioria dos empresários, proprietários de startups e participantes são menores de 50 anos.

Felizmente, encontrei duas iniciativas que atendem os interesses do público 50+: a startup portuguesa 55+, já mencionada, e a Power, um empreendimento brasileiro, do Recife, que trabalha em prol do empreendedorismo feminino. Buscarei saber mais de ambos os projetos, e, em breve trarei notícias.

Das palestras apresentadas tenho a destacar a realizada por Peter Diamandis, da Singularity University - “How to live longer”, totalmente relacionada à longevidade.

Para Diamandis, “o segredo para uma vida mais longa está nos bons hábitos, na tecnologia e na mentalidade.”

Quem quiser ter uma vida mais longa e saudável precisa começar pelos bons hábitos: fazer exercício físico, ter boas noites de sono e alimentar-se com qualidade.

Mas outros dois factores se conectam profundamente à longevidade, segundo Peter Diamandis, fundador da Singularity University e da Fundação XPRIZE: os avanços tecnológicos e a mentalidade.

Disse ser a mentalidade (o popular “mindset”) o ponto-chave para ter uma vida mais ou menos longeva.

“Se você tiver vontade de viver, pode fazer coisas incríveis”, disse Diamandis.

Artigo de Silvia Triboni - Across Seven Seas