Introduza o seu e-mail
O evento foi organizado pela Associação Portuguesa de PsicoGerontologia, APP com o apoio e colaboração da Fundação Montepio e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o prémio de envelhecimento ativo Drª Maria Raquel Ribeiro 2022 teve o alto patrocínio da sua Excelência o Presidente da República.
Com objetivo de promover uma imagem positiva e participativa informando sobre o real contributo que as pessoas mais velhas dão a sociedade portuguesa, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia leva a cabo este prémio do envelhecimento ativo que simboliza a luta pela dignificação do envelhecimento ativo e da longevidade
O prémio procura homenagear a Srª Drª Maria Raquel Ribeiro uma figura ímpar da Segurança Social em Portugal e precursora de muitas das estratégias de intervenção agora consolidadas e que introduziu o tema do investimento em Portugal, bem como enaltecer exemplos da vida de pessoas longevas que continua ativas e participativas, influenciando de modo construtivo a sociedade portuguesa.
É um prémio anual e pioneiro em Portugal dedicado as pessoas idosas ativas e visa homenagear cidadãos longevos que se mantém ativos, interventivos e assim contribuir para contrariar os estereótipos negativos ligados a idade.
São então selecionadas pessoas singulares com 80 ou mais anos que residem em Portugal e que sejam de nacionalidade portuguesa que mantém atividade e participação de relevo na sociedade portuguesa nas seguintes categorias:
sendo que a população com 80 ou mais anos são a franja da população tantas vezes esquecida desvalorizada. Por isso, esta homenagem reveste-se de uma dimensão humana e de uma chamada atenção ainda mais significativa.
Assim na 11ª edição do Prémio de envelhecimento ativo realizado no passado dia 3, onde se homenageou as seguintes a personalidades:
Fonte: PR APP