A "caixa da amizade" para combater a solidão | Opiniões

Introduza o seu e-mail

A "caixa da amizade" para combater a solidão

30/01/2023 | Ana Marquilhas

Uma iniciativa de uma cadeia de supermercados para estar mais próxima dos clientes Fonte: DR Uma iniciativa de uma cadeia de supermercados para estar mais próxima dos clientes Fonte: DR

 A empresa criou um serviço de caixa especial, com o objetivo de combater a solidão entre os seus clientes.

Uma iniciativa para combater a solidão para toda a população

A solidão é um problema cada vez mais presente na sociedade moderna e tem sido associada a uma série de problemas de saúde, tanto física como mental. A empresa decidiu enfrentar esse problema e criou o que se chama a "Caixa da Amizade", um espaço onde os seus clientes podem conversar e se relacionar, enquanto esperam para pagar as suas compras.

Segundo a empresa, a ideia surgiu a partir de observações feitas pelos funcionários, que perceberam que muitos clientes, especialmente os mais velhos, vinham ao supermercado quase que diariamente, mas pareciam estar sozinhos e não tinham nenhuma interação social. Com a "Caixa da Amizade", esses clientes passaram a ter um espaço onde podiam conversar e se relacionar com outras pessoas, além de terem a oportunidade de fazer novos amigos.

O sucesso da iniciativa foi tão grande que a Jumbo Supermarkten planeia abrir a Caixa da Amizade em mais espaços seus, replicando a iniciativa. Além disso, a empresa tem recebido inúmeros elogios de clientes e funcionários.

Esses pequenos gestos de proximidade com os clientes mostram que, mesmo num mundo cada vez mais digital e individualista, as interações humanas ainda são fundamentais para o bem-estar e a saúde e demonstram, uma vez mais, a importância da componente relacional na nossa longevidade.

O idadismo ainda muito presente

Infelizmente, a comunicação social tem cometido o erro de chamar a atenção para esta iniciativa, apenas como uma medida para combater a solidão dos idosos, quando, na verdade, ela foi criada para combater a solidão para a população geral.  Este é, infelizmente, mais uma prova do idadismo existente na nossa sociedade.

De acordo com Ashton Applewhite, autora do livro "This Chair Rocks: A Manifesto Against Ageism", o idadismo é um problema presente na sociedade onde, muitas vezes, as pessoas mais velhas são excluídas e marginalizadas. Applewhite argumenta que a idadismo é uma forma de discriminação baseada na idade e que, assim como outras formas de discriminação, tem sérias consequências para a saúde e o bem-estar das pessoas mais velhas. Ela afirma ainda que a idadismo é uma forma de negar a dignidade, a autonomia e a contribuição das pessoas mais velhas para a sociedade.

Infelizmente, o idadismo é um problema presente tanto em Portugal como no resto do mundo. Quando, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em Portugal, cerca de 26% da população tem mais de 55 anos e que esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos, devido ao envelhecimento da população, é urgente combater este flagelo.

Diante desse cenário, iniciativas como a da "Caixa da Amizade" da Jumbo Supermarkten tornam-se muito importantes. ~

E, assim com eles, mais empresas e instituições deveriam seguir o exemplo e investir em ações que promovam a inclusão e o bem-estar das pessoas mais velhas.

Saiba mais sobre o idadismo