Introduza o seu e-mail
Organizado pela Unidade de Missão para o programa ‘Lisboa, Cidade de Todas as Idades’, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Simpósio InterAções reúne, ao longo de 16 sessões temáticas, um conjunto de académicos, investigadores, decisores, empreendedores e outros especialistas na área da longevidade e do envelhecimento, num debate centrado nos desafios que se colocam à promoção de uma sociedade para todas as idades.
A primeira sessão do InteraAções decorreu no dia 20 de janeiro e foi subordinada ao tema ‘Cidades Amigas de Todas as Idades: uma perspetiva de ciclo de vida’.
Dando as boas-vindas a todos aqueles que assistiam online a esta primeira sessão, o Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho reconheceu uma «ambição»: «se ganhamos anos à medida que vamos avançando, também é importante que esse ganho de anos se traduza em vidas vividas de forma saudável». E continuou, acrescendo que, neste processo «temos a obrigação de assegurar que ninguém fica para trás». E para isso defende que «a longevidade deve incorporar todos os domínios das políticas públicas. Este é um fenómeno que não pode ser pensado de forma fragmentada, é necessário uma união entre o poder político e a sociedade».
Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, Portugal assume a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia. Incontornavelmente o combate à pandemia e a recuperação económica serão temas centrais durante este período, contudo outro tema parece estar em grande destaque. «Durante o período da Presidência Portuguesa da União Europeia vamos ter um foco muito particular nas questões da longevidade e sobre o modo como a longevidade deve incorporar todos os domínios das políticas públicas. E isto é um sinal claro de que há consciência plena de que este não é um fenómeno que possa ser abordado de modo fragmentado», comentou Edmundo Martinho.
Também a nível nacional há importantes trabalhos em andamento. «A Santa Casa tem em curso o processo de desenvolvimento de uma estratégia nacional para longevidade que está a desenvolver por desafio da Senhora Ministra do Trabalho», informou.
A conferência ‘Cidades Amigas de Todas as Idades: uma perspetiva de ciclo de vida’ decorreu no dia 20 de janeiro e integrou a 3ª Edição do Simpósio InterAções, organizado pela Unidade de Missão “Lisboa Cidade de Todas as Idades” da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Esta foi a primeira sessão de um conjunto de 16 sessões, todas com transmissão online e gratuitas, sempre às quartas-feiras, com início às 14h30, desde 20 de janeiro.
Além do Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, nesta sessão participaram também Alexandre Kalache, médico e gerontólogo, responsável pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil, Costanzo Ranci, professor catedrático de Sociologia Económica no Politécnico de Milão, Mário Rui André, Diretor da Unidade de Missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Sérgio Cintra, Administrador de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Maria da Luz Cabral, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Políticas Públicas na Longevidade.
Não perca a oportunidade de assistir. Saiba mais AQUI.
Pode ver ou rever a conferência ‘Cidades Amigas de Todas as Idades: uma perspetiva de ciclo de vida’ no vídeo abaixo.