A receita do sucesso do café Vollpension | Jovens para sempre

Introduza o seu e-mail

A receita do sucesso do café Vollpension

21/01/2021 | Fernanda Cerqueira

FOTO: www.aging2.com / (c) Mark Glasser FOTO: www.aging2.com / (c) Mark Glasser

Imagine entrar num café e ser recebido por uma senhora de olhar doce e sorriso gentil, alguém que lhe lembra a sua avó. Ela acompanha-o à mesa e entrega-lhe o menu, um autêntico roteiro pelos sabores da sua infância.

Depois de pedir uma fatia de bolo caseiro feito pela ‘avó Marlene’ e tirado do forno pelo ‘avô Karl’, apercebe-se do espaço que o envolve. Este é um café muito charmoso, pautado por detalhes primorosos que lhe recordam a casa dos seus avós e lhe transmitem uma sensação de conforto e bem-estar. São as chávenas, são os pratos, são as cores ou o papel de parede. Ou então é a presença de todos aqueles senhores e senhoras que realmente podiam ser os seus avós.

Mas, enquanto vai saboreando a sua fatia de bolo caseiro, apercebe-se das luzes neon que se destacam na decoração e dos visitantes daquele café. São pessoas de todas idades e que enchem o espaço de vida e de alegria. 

50% da equipa do café Vollpension tem mais de 60 anos

Vollpension traduz-se, do alemão para o português, em ‘pensão completa’. E foi criado com o objetivo de ligar gerações, desenvolvido a partir do conceito de café intergeracional e com o objetivo de promover a integração dos mais velhos, combatendo a solidão.

Antes da pandemia COVID-19, esta fabulosa coffee house servia mais de 90.000 fatias de bolo por ano. Durante o mais recente confinamento, o Vollpension reinventou-se e adotou também o serviço online fazendo entregas take-away de bolos por toda a Viena. Atualmente vendem também acessórios de cozinha e, adivinhem só, criaram um canal de aulas de culinária no Youtube.

Nos próximos anos o objetivo é crescer e levar este modelo de negócio a mais cidades e a outros países.  Um projeto maravilhoso e absolutamente inspirador. Visite www.vollpension.wien para saber mais e subscreva o canal de Youtube AQUI.

E nós por cá?

Bem, nós por cá também começamos a dar os primeiros passos. Já AQUI lhe contamos o exemplo do restaurante Mão-Cheia, no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa. Neste projeto apresentam-se pratos cheios de sabor, confecionados pelo talento e experiência de pessoas com mais de 65 anos. Um restaurante onde se trocam conhecimentos e experiências, e se contribui, num ambiente de partilha, para combater o isolamento da população sénior e se dignificar a pessoa humana em todos os estágios da sua vida.

Partilhe connosco outros projetos intergeracionais através do e-mail geral@impulsopositivo.com

 

Fonte: https://www.aging2.com/blog/day-1-vienna-vollpension/