Introduza o seu e-mail
O novo CID-11 nada mais é do que um crescer sobre a forma como o envelhecimento (ou senilidade segundo o CID-10 assim apresenta) é visto no CID-10. Os impactos desta decisão são muitos e profundos:
Para os que andam mais atentos ao que tenho vindo a dizer nos últimos anos e mais em particular nos últimos meses, sabem bem que digo que a agulha está a mudar do envelhecimento para a longevidade e muito por razões económicas.
Num dos meus artigos anteriores explico porque falo de Economia da Longevidade e não de Economia Grisalha (Silver Economy). Também já escrevi sobre o facto da longevidade estar a tornar-se num ativo financeiro. Esta decisão da OMS veio comprovar, sendo mais um forte sinal.
Isto pode ser bom, como defendem alguns.
Deixo para a vossa reflexão este excerto de uma conversa entre Sergey Young e David Sinclair:
https://www.youtube.com/watch?v=Lz8VlNZmalw&t=37s
Nesta reflexão David Sinclair refere o facto de algumas regiões do Globo estarem a apostar fortemente na longevidade, como é o caso de Singapura.
Vejam o que a especialista Margaretta Colangelo fala sobre isso, ela que tem vindo a trabalhar a longevidade com o Governo de Singapura. Refere também o atraso da Europa, coisa que eu também destaco quando vejo o #GreenPaperonAgeing falar em Silver Economy, por exemplo.
Hoje em Portugal já encontramos alguns exemplos, como por exemplo em duas seguradoras de saúde, que estão a percorrer caminhos quase paralelos e ao mesmo tempo, distintos:
- uma está oficialmente focada no envelhecimento
- a outra, na longevidade.
Contudo esta decisão da OMS tem um outro lado que me preocupa sobremaneira.
O impacto no idadismo e na forma como Governos, empresas e a sociedade de uma forma geral irão encarar o processo de envelhecimento que é natural aos seres vivos. Ou seja, o envelhecimento é acima de tudo um processo que se inicia no momento em que nos tornamos um ser vivo e está relacionado à última fase da vida das pessoas e tem como consequência, a nossa morte.
Veja o nosso artigo sobre o tema: Será a Velhice uma doença?
A sociedade brasileira, como outras, está bastante mobilizada contra esta decisão da OMS.
No canal da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia pode-se ver um webinar sobre este assunto:
O que rola na geronto: https://www.youtube.com/watch?v=XrcIcjJVHJ0
Em Portugal, é um debate que precisa de se tornar público.
Esta decisão da OMS não é definitiva e esta para ser ratificada, o que quer dizer que Portugal poderá ou não ratificar o CID-11.
Qual a sua posição?