Saúde e Bem Estar | Alimentos que previnem o cancro

Introduza o seu e-mail

Alimentos que previnem o cancro

17/08/2018 |

photo by Markus Spiske on Unsplash photo by Markus Spiske on Unsplash

Nenhum alimento garante a sua imunidade ao cancro, mas aquilo que ingere pode reduzir drasticamente o risco de contrair esta doença e/ou ajudá-lo a combatê-la. Se está a começar a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva, saiba que nutricionistas de todo o mundo já evidenciaram que uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um cancro, mas também de outras doenças.

 

Está provado que existem certos alimentos que evitam e/ou combatem o cancro: prevenindo, ajudando a inibir o crescimento de células cancerígenas ou reduzindo o tamanho do tumor. A “receita” não é infalível, mas não tem nada a perder em introduzir na sua dieta alguns dos alimentos que previnem o cancro.

 

  • Chá verde

O chá verde acelera o metabolismo e evita a formação de coágulos nas artérias. Além disso, é rico em antioxidantes que atuam na prevenção do cancro. Numerosos estudos demonstraram que tem um efeito preventivo em vários tipos diferentes de cancro.

 

  • Soja

Os alimentos com soja protegem contra o cancro porque são ricos em isoflavona, um composto inibidor da ação de enzimas ligadas ao desenvolvimento da doença, e por isso são alimentos que previnem o cancro.

 

  • Alho e cebola

Quer o alho quer a cebola são alimentos que auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o cancro, além de serem ótimos coadjuvantes para quem quer aprender a envelhecer de forma ativa e positiva.

 

  • Tomate

O tomate é dos melhores alimentos para prevenir o cancro, especialmente da próstata, porque é fonte de licopeno e carotenoide, substâncias que conferem um alto grau de proteção contra a oxidação celular.

 

  • Cenoura

Como a cenoura contém carotenoide, uma substância que atua no combate a radicais livres, faz parte do leque de alimentos que previnem o cancro, principalmente da mama. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.

 

  • Uva

A uva é uma excelente aliada no combate aos efeitos dos radicais livres. Além disso, contém resveratrol, uma substância que atua em diversos estágios do cancro, bloqueando a metástase ou levando à morte das células cancerígenas.

 

  • Frutos vermelhos

Morango, cereja, framboesa, amora, romã, damasco, pêssego, melancia, papaia… Eis alguns dos frutos (mais ou menos vermelhos) com propriedades anticancerígenas e antioxidantes que melhoram o estado de saúde de todos quantos queiram aprender a envelhecer de forma ativa e positiva. A framboesa e a amora, em particular, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor.

 

  • Açafrão

O açafrão inibe a atividade de células cancerosas existentes na saliva, por isso faz parte da lista de alimentos que previnem o cancro, particularmente na cabeça e pescoço. 

 

  • Gengibre

O gengibre possui uma substância chamada gingerol que auxilia na eliminação das células cancerígenas, além de funcionar como antiemético no período da quimioterapia, reduzindo náuseas e vómitos.

 

  • Iogurte

As bactérias acido-lácticas do iogurte protegem a flora intestinal, reforçam o sistema imunitário e podem prevenir o reaparecimento de tumores gastrointestinais.

 

  • Leguminosas

Os legumes com vitaminas C, E e carotenoides são capazes de proteger de diferentes tipos de cancro, nomeadamente do estômago e cólon. Aprender a envelhecer de forma ativa e positiva é perceber também que as couves-de-bruxelas são ricas em fibras e antioxidantes, por exemplo, e os brócolos em sulforafano, uma substância eficaz contra o cancro do estômago.

 

E agora que conhece alguns dos alimentos que previnem o cancro, introduza-os na sua dieta. Mal não faz, bem pode fazer… e muito!