As profissões mais procuradas pós-pandemia | Rendimento

Introduza o seu e-mail

As profissões mais procuradas pós-pandemia

05/04/2021 | Sofia Alçada

As profissões mais procuradas pelas empresas no pós-pandemia Foto: Unsplash As profissões mais procuradas pelas empresas no pós-pandemia Foto: Unsplash

O mundo dos negócios mudou. A ‘tecnologização’ imposta a quase todos os setores do mercado, mudou vidas, conceitos e modelos de negócio. Em apenas um ano, a velocidade de reação e adaptação das empresas ao novo paradigma de trabalho ditou a vantagem competitiva para a recuperação, locando os recursos e contratando profissionais adaptados às novas exigências do mercado.

Há assim, papéis que emergiram como mais relevantes e profissões que estão a ser cada vez mais procuradas, segundo a Adecco Portugal.

Trabalhadores: Caracteristicas que as empresas procuram

Essencialmente, as empresas começaram a privilegiar algumas características como:

  • Flexibilidade,
  • Polivalência,
  • Capacidade de responder perante o inesperado
  • Empatia

como mais-valias para enfrentar uma mudança, como a que obrigou a COVID-19.

Como afirma Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal,

“a Sociedade não tem tempo útil para uma requalificação de emergência, se ela for necessária: portanto, a tendência é que as equipas sejam cada vez mais pequenas e com isso há a necessidade de ter mais flexibilidade na alocação de recursos.”

Como base nisto, a Adecco prevê que o futuro do trabalho seja marcado por:

  • Recurso a colaboradores pontuais para melhorar a flexibilidade da força de trabalho
  • Maior investimento no bem-estar e satisfação dos funcionários
  • Menos concentração nos papéis individuais e mais no conjunto de competências de cada colaborador
  • Aumento do recurso a papéis híbridos

 

Quais as profissões mais procurads no pós pandemia?

Com base nestas alterações, a Adecco nomeia 5 profissões que terão maior procura na fase de pós pandemia:  

São elas:

  1. Híbrido

A economia pode estar a recuperar, mas as empresas estão a tentar equilibrar-se e a perceber o impacto a que foram sujeitas, podendo não ter um orçamento para múltiplas contratações. Portanto, a opção será por pessoas polivalentes, que possam desempenhar muitos papéis.

Os “híbridos” serão um dos perfis mais procurados mas terá de ser muito dinâmico e possuir competências tanto técnicas como soft skills.

Um exemplo: Assistente administrativo que também pode desempenhar tarefas de Recursos Humanos.

 

  1. Especialista em marketing digital

As empresas tiveram que se digitalizar, e transformar as lojas físicas em plataformas de comércio eletrónico.

Como resultado, precisam de colaboradores com competências digitais.

As competências de trabalho de um especialista em marketing digital, incluem desde SEO, criação de conteúdo e anúncios nas várias plataformas digitais.

Para ter sucesso, é necessária experiência de trabalho no digital, bem como de conhecimentos gerais de marketing.

 

  1. Designer gráfico/ criativo:

Os designers gráficos serão uma das profissões com grande procura, segundo a Adecco.

Para quem procura uma carreira que lhe permita exprimir a sua criatividade, este é o trabalho ideal.

Parte da descrição do trabalho inclui o desenvolvimento de design para ilustrações de produtos, a criação de novos logótipos para empresas em fase de arranque e rebranding, design de interface de utilizador e artes finais para campanhas de publicidade, entre outras.

Outras funções com grande procura incluem:

  • diretores criativos,
  • artistas de produção,
  • artistas multimédia e
  • videógrafos.

Para estes trabalhos, necessitará de experiência com ferramentas da Adobe, como Photoshop, InDesign, Premiere, entre outras.

  1. Consultor de marketing

As empresas procuram recuperar totalmente em período pós-COVID, razão pela qual os consultores de marketing serão um dos trabalhos mais procurados.

Neste papel, o profissional ajudará as organizações a criar estratégias de marketing, identificar o melhor conceito criativo e de comunicação, para além de executar a estratégia.

O grande atrativo de ser consultor é que pode trabalhar para uma agência ou como freelancer.  As empresas tendem a procurar consultores de marketing com alguns anos de experiência.

  1. Analista de dados

Agora, mais do que nunca, as empresas estão a começar a aperceber-se da importância dos dados, muitas vezes referenciados como ‘o petróleo do século XXI’.

Querem compreender os hábitos de consumo, tanto online como offline, e utilizar esta informação para criar estratégias de marketing úteis e capazes de criar valor, papel que cabe aos analistas de dados.

O trabalho passa pela recolha de informação, interpretação de padrões e tendências, recomendações para melhorar o negócio.

Existem muitos cursos diferentes na área da ciência dos dados, mas para ter sucesso nesta função, terá de estar familiarizado com o Google Analytics, bem como com muitas ferramentas de CRM, entre outras relacionadas com análise e relatório.

 

Serão novos desafios para as empresas mas também para o mercado de trabalho que exige novas competências. Cada vez mais temos que ter a capacidade de ir acompanhando as tendências e aprendendo novas valências ao longo da nossa vida.

Preparados?

 

Fonte: PR Adecco