Introduza o seu e-mail
«O foco devia estar em encontrar um olhar cuidador. Um olhar de gestão de todas as respostas que se atropelam, às vezes, nos territórios para poder dar a melhor resposta e a resposta mais adequada à situação, ao problema», explicou.
Sublinhando ao longo da intervenção que o cerne das instituições «são as pessoas» e que «a preocupação é encontrar soluções para as pessoas», Rita Valadas afirmou que «temos de perceber que o aumento da complexidade dos problemas convoca, mais do que uma situação de integração, uma interdependência». E continuou explicando que «nós na verdade somos todos responsáveis pelo que nos é posto à guarda e a interdependência reconhece que não há nenhuma área do saber, nenhuma área de ação que consiga isoladamente reconhecer o que se passa e resolver os problemas».
Presente durante esta sessão online, que decorreu no dia 24 de março, Manuel de Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, recomendou a criação de uma «plataforma política» a nível dos ministros e dos parceiros da cooperação, que possa «emitir recomendação e novos caminhos a percorrer». Uma opinião partilhada por Rita Valadas que reconheceu a importância desta plataforma política, desde que «corresponsabilizasse todos, que desse orientações concretas e unas e que ouvisse quem está no terreno».
A terminar a Presidente da Cáritas Portuguesa resumiu algumas ideias-chave, designadamente, «interdependência, preparação da resiliência e coesão na promoção da resposta aos vários níveis».
Rita Valadas, da Cáritas Portuguesa; Sérgio Cintra, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Alfonso Montero, da European Social Network; Hugo Lopes, da Universidade Nova de Lisboa; Manuel Lemos, da União das Misericórdias Portuguesas; Lino Maia, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade; e Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foram os oradores convidados da sessão ‘A Continuidade dos cuidados: entre a saúde e o social’, moderada por Mário Rui André, Diretor da Unidade de Missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Uma sessão integrada na 3ª Edição do Simpósio Interações – Uma Sociedade para Todas as Idades, organizado pela Unidade de Missão ‘Lisboa Cidade de Todas as Idades’ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Esta foi a 10ª sessão de um conjunto de 16 sessões, todas com transmissão online e gratuitas, sempre às quartas-feiras, com início às 14h30.
Saiba mais AQUI sobre esta iniciativa. E não deixe de ver ou rever a sessão completa no canal do Youtube da SCML.