Boas razões (de saúde) para ir à praia | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

Boas razões (de saúde) para ir à praia

03/07/2021 | Fernanda Cerqueira

Aproveite o bom tempo e a praia. Promova o seu bem-estar e a sua longevidade. FOTO UNSPLASH Aproveite o bom tempo e a praia. Promova o seu bem-estar e a sua longevidade. FOTO UNSPLASH

O verão chegou e com ele o calor. E até às férias consolam-nos os fins-de-semana de toalha na mão, protetor solar e água na mochila rumo à praia mais próxima.

O que muitos de nós não associamos a estes momentos de lazer são os enormes benefícios que uma ida à praia pode ter na nossa saúde. Senão vejamos:

Relaxamos e dormimos melhor

Têm-se multiplicado os estudos científicos que demonstram que as pessoas que vivem com maior exposição ao sol tendem a sentir-se mais felizes. A exposição moderada e protegida ao sol é benéfica, ajuda desde logo a acelerar a produção de endorfinas provocando uma sensação natural de bem-estar.

Caminhar na praia, desfrutar da brisa marítima são coisas simples que podem contribuir para diminuir o stress, a ansiedade e ajudar a combater a depressão.

Melhora as articulações e fortalece os músculos

Os passeios à beira-mar são muito positivos para as articulações dos pés, joelhos e dos quadris, bem como para fortalecer os músculos das pernas e dos glúteos. Entrar no mar é bom para os músculos, mesmo que nem sequer se mexa muito. Só o facto de as ondas baterem nas pernas é suficiente para relaxar.

Reforça o sistema imunitário

Os sais mineirais e vitaminas do ambiente marinho são essenciais para reforçar o sistema imunitário do nosso corpo. Ambos são facilmente absorvidos pela pela quando se nada ou até quando se está a dar um passeio à beira-mar. Além disso, e uma vez mais voltamos à propriedades muito especiais da água do mar, há estudos que concluem que a exposição continuada à água fria melhora a tivação do sistema imunitário. 

Combate alergias e melhora o sistema respiratório

A brisa do mar, ao ser um transportador de substâncias dissolvidas em pequeníssimas gotículas de água do mar, atua como uma espécie de aerossol ou spray natural e que tem efeitos muito positivos em várias doenças respiratórias. Esta é uma das razões pelas quais as pessoas que sofrem de asma ou de outros problemas respiratórios são tantas vezes aconselhadas a ir à praia. 

Melhora o funcionamento do organismo como um todo

Pulmões, músculos, ossos… O corpo como um todo é beneficiado pelo cloro, sódio, magnésio, potássio e iodo presentes na água do mar.

Como vê são muitas e boas as razões para largar o computador e ir à praia. Estenda a toalha e desfrute do sol, sempre com moderação. Ou, se preferir, faça uma caminha logo pela manhã ou mais ao final do dia. Tire o melhor proveito possível do seu tempo, cuide de si, da sua saúde e do seu bem-estar.