Introduza o seu e-mail
Esta realidade, não tem merecido a devida atenção por parte dos nossos políticos e irá interferir na nossa vida e na sociedade portuguesa no futuro muito próximo. Falamos de:
As pessoas com mais de 50 anos, como eu, atravessamos um período singular nas nossas vidas.
Já estudamos, já trabalhamos, já constituímos família, já progredimos, já nos especializamos, já experimentamos fracassos e sucessos e temos consciência de que ainda iremos viver uma “Segunda Metade da Nossa Vida”, pois a esperança de vida, diz-nos que iremos ter uma vida longeva.
Independentemente da situação em que nos encontramos, “estamos a meio do percurso” e temos, agora, a possibilidade de construir ou reformular as nossas vidas: por diversos motivos, não tivemos necessidade, oportunidade ou não tivemos a ousadia de nos lançarmos num projeto que nos realizasse.
É agora chegado o tempo propício para identificarmos e encontrarmos o nosso “ikigai” - nosso Propósito de Vida e vivermos de acordo com ele!
Saiba mais sobre o Ikigai
Este conceito japonês, refere-se a um sentido de propósito, da razão de viver. Não é o simples desejo de “trabalhar por diversão” ou permanecer saudável e comprometido, trata-se de manter um forte sentido de propósito ao longo da vida, que pode ir mudando, ao longo do tempo.
A chave é fazer tudo para nos sentirmos bem connosco mesmos; o sentir que estamos ainda a contribuir para a sociedade e que nossa vida é importante.
Viver o nosso propósito de vida fortalece a identidade de cada um.
A paixão por uma Ocupação ajuda a mantermo-nos comprometidos e vivos e é esse entusiasmo, que nos faz levantar todos os dias da cama.
A Conexão Trabalho-Propósito-Longevidade é a “Fonte da Juventude” que mantem as pessoas sempre jovens e cheias de energia.
Este é o significado do conceito ikigai e que eu quero divulgar, partilhar e ensinar!
Contrariamente ao que se poderá pensar, está comprovado que as pessoas mais velhas são mais bem sucedidas na criação de projetos e negócios, do que os mais jovens. Senão vejamos:
Não podemos continuar a esperar que sejam os outros a resolverem os nossos problemas. Temos de ser nós próprios a resolvê-los, a cuidar de nós e a assegurar um futuro mais promissor!
Se estamos ativos devemos apostar em aderir a programas de ”Reskilling e Upskilling” de forma a adequar as competências, aquelas que são exigidas pelo mercado.
Vão surgir novas profissões que irão emigrar para o digital.
A mudança é acelerada e temos que estar disponíveis para nos capacitarmos para o mundo digital e não ficarmos à margem.
Mas continuam ainda muitos postos de trabalho por Ocupar! É preciso prepararmo-nos devidamente para nos candidatarmos a essas vagas.
Sabemos que Portugal é um país reconhecido internacionalmente pelo espírito de aventura e de empreendedorismo. O Web Summit veio ajudar-nos a colocarmo-nos na “boca do mundo” e o mesmo acontece ao nível da Inovação Social!
A necessidade aguça o engenho e os portugueses desenvolvem soluções que são aclamadas internacionalmente.
Atingimos um patamar que nos permite ensinar e exportar “revoluções sociais” que foram desenvolvidas por nós. As comunidades ficam mais fortes, com a resolução de problemas que demoram a ser resolvidos pela via tradicional e as pessoas mais felizes.
ESTA CERTEZA, DE QUE DEVEREMOS SER AGENTES ATIVOS RESPONSÁVEIS PELO NOSSO FUTURO, FAZ COM QUE LANCE O REPTO AOS “MAIORES DE 50 ANOS”, PARA CRIAREM NOVOS PROJETOS DE VIDA!
Já parou para refletir sobre si e sobre como pretende gerir a sua longevidade?
O que quer fazer de diferente na sua vida, já durante este ano?
Partilhe, Conheça-nos e Contacte-nos
A Autora: Graça Almeida http://www.linkedin.com/in/Gracaalmeida graca.almeida@ikigaiga.pt