Rendimento | Cinco conselhos para ajudar a poupar

Introduza o seu e-mail

Cinco conselhos para ajudar a poupar

15/07/2020 | Sofia Alçada

Como fazer alguma poupança. Foto: Helloquence - unsplash Como fazer alguma poupança. Foto: Helloquence - unsplash

Nem sempre é facil poupar. Mas nos tempos que correm, devemos todos fazê-lo, face a incerteza que vivemos. Faz cada vez mais sentido ter poupanças para fazer frente a alguma adversidade que possamos vir a ter ao longo da nossa vida.

Se faz parte dessas pessoas que não sabe poupar, veja aqui algumas das nossas dicas para poder fazê-lo. E lembre-se sempre, que cada vez temos mais anos de vida, e portanto devemos prever algum rendimento adicional para as fases de vida em que não haja rendimento certo.

Como poupar?

É verdade que poupar não é uma tarefa fácil para todos. Se uns são mais disciplinados nesta tarefa, a verdade é que outros não conseguem resistir a comprar “só mais uma coisinha”.

Reunimos cinco conselhos:

1. Opte pelos produtos de marca branca: Leia a composição dos produtos. Muitas vezes, as diferenças são mínimas ou mesmo nenhumas. Já sabemos que em alguns casos são produtos muito similares aos de marca ou feitos pelas próprias marcas. E a diferença de preço, pode fazê-lo poupar, ao somar todos os produtos que vai comprando, uma boa quantia no final do mês.

2. Evite fazer refeições fora de casa sempre que lhe apetece. Não lhe estamos a dizer para deixar de vez de ir jantar ou almoçar fora. Mas sim para que guarde essas saidas para as ocasiões especiais. Opte por fazer as refeições em casa ou mesmo levar a marmita para o trabalho, se já tiver deixado o teletrabalho.

3. Reveja as suas subscrições. Existem muitas vezes uma série de pequenos custos que, apesar de pequenos, todos somados, fazem uma quantia que pode por vezes ser poupada. Ainda mais se não precisa dos 200 canais e ainda dos 2 canais de streaming. Escolha uma coisa ou outra. O mesmo se aplica ao ginásio.

Se não costuma lá ir, talvez seja melhor repensar se vale a pena manter esse custo. Já estamos no verão, que convida cada vez mais a fazer desporto fora de portas, hábito que muitos ganhamos nesta fase de pandemia, caminhando, fazendo corridas ou andando de bicicleta em locais mais resguadados.

4. Esteja atento às promoções. Já começaram os saldos e as promoções. Faça uma lista do que precisa para esta estação e concentre-se no que é realmente uma necessidade. No caso das compras de supermercado, tenha atenção aos folhetos para conseguir comprar os produtos a preços mais baixos. O mesmo se aplica à época de saldos!

5. Pague em dinheiro. Ao fazer os seus pagamentos em dinheiro vai ter muito mais noção do seu valor e do que está a gastar.

Os pagamentos com o cartão "doem menos" e na verdade, na maioria dos casos, não temos tanto controlo...

Aqui ficam as 5 sugestões. Se quiser partilhar connosco outras ideias para poupar e podermso adicionar a nossa lista, não hesite. Ficamos à espera!