Inovação | Verdade ou mentira? O CovidCheck sabe

Introduza o seu e-mail

Verdade ou mentira? O CovidCheck sabe

17/07/2020 | Fernanda Cerqueira

Em covidcheck.pt pode fazer um fact-checking à informação sobre a Covid-19. FOTO UNSPLASH Em covidcheck.pt pode fazer um fact-checking à informação sobre a Covid-19. FOTO UNSPLASH

A ameaça à saúde pública e o impacto económico da Covid-19 colocaram a pandemia no centro de todas as atenções, provocando uma tal quantidade de informação que se tornou difícil saber o que é verdadeiro e o que é falso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse estarmos perante uma ‘infodemia’. «As notícias falsas espalham-se mais depressa e mais facilmente do que o vírus e são igualmente perigosas», avisou o diretor-geral da OMS em fevereiro.

Inversamente, à medida que nos adaptamos ao 'novo normal' e apreendemos a conviver com a Covid-19 o volume de informação irá, progressivamente, diminuir e perder espaço nos jornais e telejornais pelo que o acesso à informação poderá não chegar até nós pelos canais mais fidedignos, provocando informação dúbia ou incompleta, em limite, falta de informação. 

É neste contexto que equipa do MediaLab Cies_Iscte criou o projeto CovidCheck, que pretende ajudar a otimizar a comunicação oficial e a esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia de Covid-19, com atualizações diárias desde 11 de maio de 2020. «É nosso objetivo a promoção de mensagens eficazes e claras junto da população, contribuir para a identificação de desinformação que possa ser prejudicial para a saúde pública e fomentar na sociedade a procura por fontes fidedignas», lê-se na página da internet do projeto, em https://covidcheck.pt/

O projeto CovidCheck é financiado pela iniciativa Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da EDP e o acompanhamento jurídico da Cuatrecasas.