Saúde e Bem Estar | Comece o dia com um bom pequeno-almoço

Introduza o seu e-mail

Comece o dia com um bom pequeno-almoço

09/09/2020 | Fernanda Cerqueira

Escolha alimentos frescos, saudáveis e variados. FOTO UNSPLASH Escolha alimentos frescos, saudáveis e variados. FOTO UNSPLASH

Para muitos o verdadeiro despertador é o pequeno-almoço. Caminham até à cozinha com um olho aberto e outro fechado atraídos pelo cheiro a café ou pelo aroma a batido de frutas. Fazer algo antes de tomar o pequeno-almoço parece uma tarefa digna de Hércules e nós somos humildes mortais.

Para outros não é costume tomar o pequeno-almoço, normalmente, porque não sentimos fome ao acordar. Contudo, o pequeno-almoço é uma refeição essencial, sobretudo porque quebra um longo período de jejum (cerca de 8/9 horas).

É por isso hora de criar um novo hábito! Estamos sempre a tempo de mudar, sobretudo se for para o bem da nossa saúde, se for pela nossa longevidade.

Fica o nosso conselho, comece com coisas leves (e saudáveis, claro) em pequenas quantidades e progressivamente vá introduzindo um pequeno-almoço mais completo.

Para um pequeno-almoço completo é fundamental combinar:

Laticínios, fruta, cereais e água.

Valorize sobretudo a qualidade dos produtos, alimentos frescos e saudáveis, mas também variados. Uma seleção variada estimula o apetite e ajuda a satisfazer as nossas necessidades energéticas e nutricionais.

E não se fique pelo café e torradas, seja criativo e no próximo fim de semana experimente fazer uma receita de panquecas saudáveis, um batido ou prepare um sumo natural…