Cultura e Lazer | Como abordar alguém num primeiro encontro ou conversa?

Introduza o seu e-mail

Como abordar alguém num primeiro encontro ou conversa?

30/07/2020 | Sofia Santos

Como abordar alguém num primeiro encontro ou conversa? Foto:unsplash Como abordar alguém num primeiro encontro ou conversa? Foto:unsplash

Marcou um encontro ou uma conversa online, ficou todo satisfeito(a)! Contou a dois ou três amigos. Comprou inclusive uma roupa nova… e logo agora que a data se está a aproximar, está com duvidas? Calma, nós damos uma ajuda!

Não evite um primeiro encontro, seja ele pessoal ou online, por questões de ansiedade e insegurança. A longevidade e a vida inclui estes desafios, e estabelecer (novos) contactos, conhecimentos, namoros e até casamentos, fazem parte da nossa vida e dos nossos relacionamentos. 

Por isso não hesite em convidar quem gostar para uma conversa a sós online, ou mesmo uma saída a dois, para um passeio ao ar livre ou um jantar recatado.

É claro que vai ser assaltado(a) por dúvidas sobre:

- como se comportar

- O que dizer

- O que vestir...

O que é normal. Então repare que o objetivo de uma vida ativa e longa é precisamente o espírito positivo e abertura a novas experiencias e desafios. É portanto, essencial para o sucesso do primeiro encontro.

Não existem dicas 100% seguras no que toca a formas de abordar pessoas num primeiro encontro, mas há meia dúzia de conselhos considerados adequados por unanimidade.

Preparado(a) para o/a conhecer?

 

Conversa “fiada”

Os tópicos de conversa são muito importantes e a forma como se vão lançando e misturando uns nos outros também.

Por isso, a dica é começar com alguma conversa “fiada”.

Assuntos vagos e generalistas são excelentes para começar um diálogo amigável (tempo, trânsito, restaurante, museu, ser ativo…). Depois pode passar aos temas que se seguem.

 

Elogios

A par ou depois da conversa “fiada”, os elogios são ótimos para quebrar o gelo e enaltecer o ego da outra pessoa. Procure algo que realmente o(a) tenha impressionado (sorriso, olhos, corte de cabelo, casaco, sapatos, profissão, hobbie…) e faça um elogio.

Se disser, por exemplo, “o seu cabelo é muito bonito” ou “faz voluntariado num hospital? Muito interessante”, a outra pessoa ficará satisfeita.

 

Futuro

Pergunte-lhe sobre os seus sonhos, ambições e projetos futuros. Mas, por favor, nada de “pretende casar?” ou “prefere ser cremado(a) ou enterrado(a)?”. Esses tópicos estritamente ligados a relações ou a temas infelizes estão proibidos num primeiro encontro.

Centre-se em assuntos relacionados com uma vida simples tais como passatempos e atividades que o podem levar a conhecer melhor a pessoa. Afinal esse é o objetivo desta primeira conversa ou encontro.

 

Viagens

Se nunca viajou pode passar esta sugestão à frente, mas se já fez algumas viagens este é um tópico excelente para fazer conversa, porque as pessoas adoram falar das suas experiências noutros locais.

Principalmente trocar experiencias. Fale e deixe falar. Ser um bom ouvinte também é fundamental.

 

Comida

Como todos nós comemos, falar sobre comida é sempre um tópico de recurso porque não tem como falhar. Num restaurante, por exemplo, o pedido da comida pode encetar uma conversa interessante sobre culinária, pode permitir que conheçam os gostos um do outro, que descubram os alimentos mais exóticos que experimentaram, se gostam ou não de cozinhar, etc.

 

Entretenimento

Pergunte-lhe o que gosta de fazer, o que gosta de ver… Ao mesmo tempo que está a avaliar se vai ser divertido estar com essa pessoa, está a sondar o que fazer num proximo encontro ou sobre o que conversar, se lhe interessar. Mas se a sua conquista lhe disser que não gosta de sair e que não gosta de nada em comum..., passe rapidamente a outro tópico, por exemplo: “e desporto, gosta?”

 

Gostos pessoais

Qualquer pessoa se sente à vontade a falar da sua música, filmes, livros, peças de teatro preferidas. Por isso, pergunte pelo livro que mais gostou, pela última peça de teatro que viu ou pelo último concerto a que assistiu. E confronte as respostas da pessoa com as suas próprias opiniões e gostos pessoais.

 

Problemas sociais

Assuntos relacionados com problemas sociais são sempre bem-vindos, porque é rara a pessoa que não tem uma opinião formada e muita vontade em a transmitir (atentados, incêndios, violência, etc). Mesmo que a opinião dessa pessoa seja diferente da sua, convém que a vá conhecendo e que ao mesmo tempo se dê a conhecer.

 

Se respeitar estas dicas, sairá desse encontro com um segundo encontro praticamente assegurado, se for essa a sua vontade.

Ou pelo menos, poderá ter passado um momento divertido e descontraído, desafiando-se a si próprio e ganhando experiencias novas. Boa sorte e bom primeiro encontro!