Habitação | Como criar o seu escritório em casa

Introduza o seu e-mail

Como criar o seu escritório em casa

31/08/2020 | Fernanda Cerqueira

Para o ajudar a criar o seu home office reunimos algumas dicas. FOTO UNSPLASH Para o ajudar a criar o seu home office reunimos algumas dicas. FOTO UNSPLASH

Com a pandemia o teletrabalho tornou-se uma realidade para muitos profissionais e, para alguns, não se trata de uma situação temporária, mas de uma mudança definitiva.

Sobretudo para estes profissionais, mas também para quem está decidido a ter um espaço confortável para trabalhar em casa, reunimos algumas dicas para ajudar a criar um pequeno escritório em casa. Afinal, por esta altura, já todos percebemos que as soluções temporárias, com cabos e extensões que atravessavam a sala e mesas de trabalho partilhadas com a mesa de refeição, foram o possível num determinado momento, mas não são soluções de futuro.

        1. Para quem tem muito espaço

Começamos pelo ponto fundamental. Onde é que posso criar o meu escritório? Pois bem, se tem um quarto extra encontra aí a solução para o seu problema. Se estiver vazio tanto melhor, se é um quarto usado para receber hóspedes também não há problema. São poucas as vezes no ano em que o temos convidados em casa pelo que é perfeitamente razoável instalar o seu escritório nesse quarto.

Identifique um espaço vago, tire as medidas e compre uma secretária que se ajuste ao espaço que tem disponível.

Conforme o quarto seja maior ou menor, além da secretária poderá colocar uma estante para a organização de pastas e documentos.

       2. Para quem tem pouco espaço

Se tem pouco espaço livre e todas as divisões estão ocupadas vai precisar de um pouco mais de engenho para criar o seu escritório.

Possivelmente a melhor hipótese será a sala. Normalmente as salas são a maior divisão da casa pelo que encontrar ou criar um espaço livre nesta divisão será mais fácil do que tentar fazê-lo num quarto. Além disso o nosso quarto deve ser, preferencialmente, um local de repouso e tranquilidade.

Mesmo que pareça difícil conseguir 'encaixar' um espaço de trabalho na sala tente imaginar uma disposição diferente para o mobiliário. Neste processo considere também a hipótese de reajustar a disposição de alguns móveis. Por exemplo, talvez possa mover uma poltrona, que não é essencial, para outra divisão ou, quem sabe, mudar o candeeiro de pé alto para outro lugar. 

      3. Escolher o mobiliário certo...

... a secretária 

A peça-chave do seu escritório será a secretária. Não só definirá a área de trabalho, como dará suporte à sua atividade.

Antes de escolher a sua secretária tire medidas, perceba exatamente qual o espaço que tem livre. Tenha também em atenção o ambiente do espaço que ela integrará, ou seja, se a for colocar num quarto ou numa sala que já tenha mobiliário dedique algum tempo a perceber as cores e o estilo que melhor se adequam. Na dúvida, opte por um modelo versátil, que se adapte facilmente, podendo ser encaixado neste ou naquele lugar sem dificuldade. Deixamos mais uma sugestão, se não tiver espaço para colocar uma estante equacione uma secretária com gavetas.

.... a cadeira

A peça-chave do seu conforto será a cadeira. Temos de advertir que uma boa cadeira é um artigo caro, mas não podemos deixar de sublinhar que será a garantia do seu conforto e por isso de maior produtividade, sendo que contribui também para uma postura correta e para que chegue ao final do dia sem dores nas costas.

Na hora de escolher a cadeira, recomendamos as que têm repousos para braços, sobretudo se passa muitas horas a escrever ao computador. Os repousos para braços ajudam a aliviar o esforço e a evitar que crie tensão nos ombros e braços.

... a iluminação

É fundamental boa iluminação natural e artificial. Procure colocar a secretária numa posição em que possa beneficiar da luz natural. Para os dias mais curtos e de inverno, em que há menos luminosidade, será fundamental o apoio da luz artificial. Para isso um candeeiro de mesa ou de pé poderá dar uma valiosa ajuda.

 

Artigo adaptado de 6 dicas para projetar o seu escritório em casa, da Homify.