Como garantir uma maior segurança online? | Sociedade

Introduza o seu e-mail

Como garantir uma maior segurança online?

18/02/2022 | Sofia Alçada

Segurança online - Algumas dicas  Fonte: Pexels Segurança online - Algumas dicas Fonte: Pexels

Os cibercriminosos estão cada vez melhores na criação de emails, mensagens de texto e de aplicações direcionadas individualmente e aparentemente legítimas, muitas vezes fazendo-se passar por amigos, colegas, negócios ou empresas (como bancos, retalhistas, agências governamentais) em quem confia. 

Com o objetivo de nos levar a visitar websites falsos que irão recolher as os nossos dados ou mesmo credenciais de acesso a sites e chegando mesmo a transferir dinheiro e/ou entregar o chamado malware.

Os dados são depois frequentemente vendidos e usados para crimes como roubo de identidade e fraude.

Estes ataques evoluíram e são cada vez mais personalizados com o uso de ferramentas e programas automatizados de phishing (Phishing é uma técnica fraudulenta de fraude, truque ou engano para manipular as pessoas e obter informações confidenciais), que selecionam redes de social media e outros lugares na web onde as pessoas publicam informação pessoal.

E com mais pessoas a inscreverem-se em serviços de compras online e bancários durante a pandemia, as oportunidades para os cibercriminosos se aproveitarem dos consumidores são ainda maiores.

Como nos podemos proteger de ciberataques?

  • Fique atento a sinais como pedidos invulgares de gestores ou colegas;
  • Verifique qualquer detalhe que não faça sentido;
  • Confirme sempre o endereço de email completo para garantir que a mensagem é de fonte legítima e apague se não lhe parecer bem. Mas cuidado, pois pode haver falsificação endereços de email se o seu domínio não estiver devidamente protegido (como através de filtros DNS);
  • Verifique o domínio em tudo o que clicar para certificar-se que vai realmente para o sítio certo. Evite clicar em domínios inseridos em algum tipo de correspondência. Às vezes, é melhor escrevê-lo manualmente;
  • Nunca descarregue ficheiros de remetentes desconhecidos, digite a página web que pretende visitar em vez de clicar num link.
  • Cuidado com as passwords que seleciona. Passwords fáceis de adivinhar e/ou reutilizadas tornam-no mais vulnerável aos atacantes. A utilização de passwords fortes e únicas para cada conta irá garantir que os atacantes não possam utilizar uma credencial comprometida para aceder a múltiplas contas.

Fonte: PR