Introduza o seu e-mail
Como é no seu caso? Sente-se mais jovem ou mais velho do que sua idade real? Este pode ser um estado puramente psicológico, e que pode trazer consequências para sua saúde física. No caso de se sentir jovem (mais jovem do que a sua idade biológica) isso permitiria viver mais, segundo um estudo feito por pesquisadores University College London, em Inglaterra.
Os cientistas da Universidade Britânica procuraram investigar se havia relação entre o sentir-se mais jovem do que sua idade cronológica e o viver mais. Os resultados obtidos foram publicados na revista online JAMA Internal Medicine.
Foram na altura analisados dados de 6.489 voluntários com 52 ou mais anos, que determinaram no estudo aquela que era a sua idade “autoconsciente” em relação à sua idade real.
No início do estudo, os resultados obtidos foram:
Oito anos depois,
Se esta análise não sugere uma relação causal, esses resultados são animadores de acordo com os autores.
“Se a idade autopercebida tem o poder de mudar, então intervenções podem ser possíveis. As pessoas que se sentem mais velhas do que a sua idade cronológica podem ser alvo de campanhas de saúde que promovam comportamentos e atitudes de saúde positivos em relação ao envelhecimento”.
Veja aqui onde fazer voluntariado
Veja aqui o caso da diretora do jornal de Alte que continua ativa aos 99 anos
Por que não experimentar uma nova atividade e adotar um hobby que gosta? Além disso, manterá sua mente em forma e ajudará a retardar o declínio cognitivo relacionado à idade.
Saiba os 10 beneficios das caminhadas
Só porque está a envelhecer não significa que não deve pensar em construir novos projetos. Ao fazê-lo vai estar mais motivado e dará sentido ao seu dia-a-dia, ajudando a manter a sua mente alerta e desperta!
Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2020288