De acordo com os dados de 2020 do INE (Instituto Nacional de Estatística), são cerca de 853 mil as pessoas que vivem sozinhas em Portugal, sendo que os mais de 65 anos representam 57% deste total (ou seja, cerca de 487 mil pessoas).
Desta forma, é importante ter em conta alguns dos fatores que podem proteger a sua habitação e garantir a sua segurança.
5 dicas para proteger a sua casa quando vive sozinho
- Reforce a segurança de janelas e portas de ligação a varandas ou terraços, especialmente se estes forem de fácil acesso a partir da rua. Evite deixar objetos de valor nestas divisões.
- Verifique o estado das fechaduras. As portas exteriores devem ter uma fechadura com tranca para sua maior segurança.
- Assegure a iluminação exterior durante a noite. Ter algum ponto de luz externa é sempre bom para garantir uma maior visibilidade.
- Convide familiares ou amigos para irem a sua casa com regularidade. Se possível, peça-lhes para dormirem em sua casa de vez em quando, mudando algumas das rotinas.
- Mantenha a casa sob vigilância permanente. Existem hoje em día varios sistemas de segurança que permitem, através de acesso remoto por telemóvel, controlar o alarme bem como o que se passa na sua ausência. Existem alarmes que incorporam uma funcionalidade ‘SOS’, em caso de necessidade de asistencia.
Garanta assim que mantem a sua independência de forma segura e tranquila. Pela sua longevidade!
Fonte: PR Securitas Direct