Como plantar ervas aromáticas na cozinha | Habitação

Introduza o seu e-mail

Como plantar ervas aromáticas na cozinha

19/07/2021 | Sofia Santos

Ervas aromáticas Foto: Rachel Ocampo em Unsplash Ervas aromáticas Foto: Rachel Ocampo em Unsplash

Pois bem, são baratas e fáceis de manter! Ficam ótimas a acompanhar as nossas saladas ou os nossos cozinhados. São bonitas e saborosas. E é sempre bom ter plantas em casa. Já está convencido?

De facto, não há motivos para adiar o seu jardim caseiro.

Além de ser uma forma de trabalhar a nossa longevidade, ter ervas aromáticas a mão é uma excelente ideia para condimentar os seus pratos! Precisa de ajuda? Aí vai...

Antes de começar...

  •  As sementes 

O primeiro passo para plantar ervas aromáticas na cozinha, é escolher as espécies que mais utiliza nos seus temperos ou que deseja plantar. Tomilho? Hortelã? Alecrim? Orégãos? Manjericão? Salsa? Coentros?

Aproveite para dar um passeio pelo mercado em busca das ervas mais apetitosas, bonitas e cheirosas!

  • Vasos e floreiras 

Adquira vasos, floreiras, caixotes de madeira ou até frascos de vidro onde possa colocar as sementes para começar a plantar ervas aromáticas.

  • Terra e argila 

De seguida, procure por terra e pedras de argila expandida, brita ou cacos de telha, pois vai precisar deste tipo de material para evitar que a terra fique encharcada. Se for possível, compre uma manta de drenagem e areia grossa para escoar a água.

 

Iniciar a plantação...

Depois de reunir o material necessário, é hora de começar a plantar. Algumas dicas importantes: 

  • Respeite as épocas de sementeira indicadas nos produtos e, se for a altura certa, comece a plantar as sementes nos vasos ou floreiras.
  • Certifique-se de que os recipientes são do tipo e dimensão das ervas aromáticas que escolheu e tenha em consideração que cada vaso pode abrigar diferentes espécies de plantas.
  • Forre o fundo dos recipientes com as pedras de argila expandida, colocando a manta por cima, seguida da terra, misturada com a areia ou argila, para que o solo fique mais solto e permeável.
  • Note que a terra deve estar solta, permitindo que as raízes se desenvolvam, evitando que fiquem com excesso de água. 
  • Coloque a terra a cerca de 4 centímetros abaixo do limite do vaso (as ervas aromáticas têm que ter espaço para crescer) e regue até a terra ficar bem húmida. 
  • De seguida, coloque as sementes, espalhando-as para que cubram toda a superfície. Regue novamente. Fará parte da sua rotina, não se esqueça. Mas cuidado para não regar demais... Cada planta tem a sua necessidade de água.
  • Por fim, escolha um lugar na cozinha, que de preferência apanhe sol, para colocar os seus vasos ou floreiras.

 

E depois é só esperar… 

Passadas poucas semanas, começará a ver o resultado: ervas aromáticas frescas prontas a utilizar nos seus pratos!

Não se esqueça de regar regularmente (nunca em excesso): muita frequência, mas pouca água e sempre a partir da base.

Bom trabalho! Boa jardinagem!