Conheça o Homem mais velho do mundo | Jovens para sempre

Introduza o seu e-mail

Conheça o Homem mais velho do mundo

11/10/2021 | Sofia Alçada

Saturnino de la Fuente García é atualmente o homem mais velho do mundo. Foto: Reprodução/Guiness Saturnino de la Fuente García é atualmente o homem mais velho do mundo. Foto: Reprodução/Guiness

O homem mais velho do mundo é de origem espanhola e tem atualmente 112 anos, segundo o Guiness, o livro dos recordes. Chama-se Saturnino de la Fuente García e nasceu em 11 de fevereiro de 1909. Segundo Saturnino, o segredo para a longevidade é 'viver uma vida tranquila e não fazer mal a ninguém'.

Uma vida longeva:

Nascido no ano de 1909, Saturnino de la Fuente García trabalhou toda a vida como sapateiro na cidade de Puente Castro, na região noroeste da Espanha.

Viveu os momentos históricos mais marcantes do seu país e do mundo, tendo para sua grande felicidade, escapado de lutar na Guerra Civil espanhola, pelo facto de ser muito baixo (tem apenas 1,50m) segundo os parâmetros do exército de Franco.

Era conhecido pela alcunha de “El pepino” uma herança do sobrenome materno Peña

 

Uma vida dedicada ao futebol

Para além da sua profissão como sapateiro, foi também co-fundador e um dos principais jogadores da equipa local de futebol e adepto do clube Cultural y Deportiva Leonesa.

Quando completou 110 anos, recebeu uma homenagem especial do referido clube local de Puente Castro, pela sua antiguidade como membro.

Uma grande longevidade e uma grande família de… mulheres

O homem mais longevo da atualidade, foi casado com Antonina Barrio Gutiérrez, com quem constituiu uma família numerosa de… mulheres. Totalizam as sete. Teve no entanto um filho, que morreu quando era ainda uma criança.

Quando ficou viúvo, passou a viver com uma das suas filhas. García tem atualmente 14 netos e 22 bisnetos.

Apesar de um ano cheio de desafios devido a pandemia, conseguiu com a família, comemorar os 112 anos, que o tornam o homem mais velho da atualidade.

É japonês, o homem mais velho de todos os tempos:

O homem mais velho de todos os tempos é de origem japonesa e chama-se Jiroemon Kimura.

Nascido em 19 de abril de 1897. Faleceu com 116 anos e 54 dias, no dia 12 de junho de 2013, segundo o Guiness Word of Records.

Kimura trabalhou de 1914 até a idade da reforma nos correios, mas continuou a sua vida profissional ligado a agricultura até a idade dos 90 anos. Viveu nos três seculos – XIX, XX e XXI, tendo referido como o segredo para a sua longevidade "comer pouco para viver muito".

Veja também o nosso artigo sobre a pessoa mais velha do mundo