Introduza o seu e-mail
Hoje cada vez mais se fala da importância da prevenção para assegurarmos uma vida mais longa e sobretudo com mais saúde e qualidade. Como sabemos, a prevenção tem muito a ver com os estilos de vida que vamos tendo e que são fortes condicionantes da nossa longevidade e impactam o envelhecimento ativo e sem dúvida, saudável.
Assim surge a Medicina do Estilo de vida.
Baseada na evidência científica, a Medicina do Estilo de Vida recorre a intervenções terapêuticas dirigidas aos hábitos de vida das pessoas, para:
agrega e atua em 6 pilares:
Não há ainda forma de nos fazer parar de envelhecer. O envelhecimento é um processo natural, e acontece desde o momento em que nascemos. Há até quem afirme que o processo de envelhecimento começa mesmo na gestação.
O que já sabemos é que um estilo de vida saudável pode retardar os efeitos do envelhecimento, nomeadamente da degeneração celular, do aparecimento de doenças e das dificuldades típicas da idade.
E é por isso, que uma nova geração de pacientes recorre a Medicina do Estilo de Vida (MEV) para envelhecer com mais saúde e qualidade de vida.
É uma abordagem interdisciplinar que tem como alicerce o estilo de vida saudável para prevenir, combater e até mesmo reverter doenças crônicas, resultando em longevidade com saúde como acima referido.
Trabalha 6 pilares e tem como objetivo criar uma relação onde o médico possa conhecer de forma integral e completa o seu paciente, construindo soluções que permitam um maior equilíbrio para o corpo ao longo do tempo.
O foco está na prevenção de doenças e na garantia de uma qualidade de vida por mais tempo centrada no estilo de vida de cada paciente.
Como sabemos, há vários fatores que influenciam as condições de saúde.
A Independência, as relações sociais, a atividade física e mental, a capacidade de descansar e de gerir o stress entre outros são fatores que nos ajudam a ter uma vida e um envelhecimento mais ativo e saudável.
A Medicina do Estilo de Vida leva em conta a forma como o corpo muda com a idade, o que tem implicações por exemplo em áreas como:
Não podemos esquecer a saúde mental também importante num envelhecimento saudável e ativo.
A Medicina do Estilo de Vida integra estas questões que incluem também a dimensão social com o convívio em família, encontros com os amigos e integração na comunidade.
Não devemos esquecer também a importância do sono, tantas vezes descurada, e que nos ajuda a recuperar forças e a mantermo-nos descansados se garantirmos sonos de qualidade.
Saiba mais sobre o sono nesta entrevista com uma das grandes especialistas em Portugal
Assim, ao reduzir o stress estamos a promover mentes mais otimistas e saudáveis e logo a ajudar ao nosso processo de envelhecimento, focado na longevidade.
Existe inclusive em Portugal a Sociedade Portuguesa de Medicina do Estilo de vida, que é uma organização sem fins lucrativos constituída em inicio do ano 2019, por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde para promover um estilo de vida saudável como parte integrante da prevenção e gestão de doenças relacionadas com o estilo de vida.
Esta associação tem como parceiros o Internacional Board of Lyfestyle Medicine (IBLM) e o Lyfestyle Medicine Global Alliance (LMGA) entre outros.
O IBLM define os padrões para a avaliação e certificação internacional de médicos e outros profissionais de saúde na área da Medicina do Estilo de vida. Enquanto o LMGA representa a união de associações de profissionais dessa área que partilham a visão de um mundo sem doenças não transmissíveis.
Eis a ciência e a medicina a incorporar as evoluções que vamos tendo e os estudos que levantam novas formas de olhar para o envelhecimnto e para a longevidade, com a garantia que estes anos a mais, possam efectivamente ser de qualidade.
Preparados?