Inovação | COVID-19: “Posso ir” a aplicação colaborativa para ir as compras

Introduza o seu e-mail

COVID-19: “Posso ir” a aplicação colaborativa para ir as compras

06/04/2020 | Sofia Alçada

Covid-19: Uma app colaborativa para ajudar nas compras. Foto: Unsplash Covid-19: Uma app colaborativa para ajudar nas compras. Foto: Unsplash

Foi essa a solução criada pelas Startups Lapa e Visuallity. Assim surge uma app que permite saber qual a loja mais próxima com menor tempo de espera (ocupação).

Esta plataforma está a arrancar mas para ser efetiva, precisa do contributo dos utilizadores para que a informação possa estar atualizada

Como sabemos, nesta fase estamos limitados a uma pessoa por cada 25 metros quadrados o que torna maior a probabilidade de encontrarmos filas a entrada de um supermercado. Facto que parecia impossível de prever há um mês atras…antes da crise do Covid-19. Assim,  as questões que se colocam antes de irmos as compras passam a ser

- qual a melhor hora do dia para ir às compras?

- Se for agora, quanto tempo vou demorar?

Covid-19 e a aplicação “Posso ir”

Foi em resposta a estas questões que a aplicação “posso ir” foi criada. Surge no seio da iniciativa Tech4Covid19, onde as duas startups Lapa e Visuallity se uniram e criaram numa logica colaborativa esta aplicação com o objetivo de beneficiar todos os interessados, respondendo a questão tão premente nos nossos dias atuais – Gestão das compras e tempos de espera.  

A aplicação está já disponível para  iOS e Android e espera-se que todos os interessados possam ajudar. Como? Quando for às compras, assinale na aplicação como está a fila de espera. Pode fazê-lo antes ou depois de sair.

Para facilitar o processo de informação, o sistema tem três parâmetros:

- sem fila (tempo de espera até cinco minutos),

- fila média (entre 5 a 20 minutos de espera)

- fila longa (mais de 20 minutos de espera).

 

A app colaborativa também inclui comércio local

Para além dos utilizadores interessados na informação, também os retalhistas foram envolvidos (supermercados e hipermercados) para que a atualização seja o mais atualizada possível.

Como só no final de Março, a aplicação ficou disponível é natural que ainda necessite de algum tempo para conseguir dar a informação em tempo real. Daí que é importante mais uma vez, a colaboração dos utilizadores para que possam ajudar, partilhando a informação em tempo real.

No futuro a ideia é abranger todo o comércio local, desde o minimercado ou à farmácia, para que mais pessoas saibam quais as melhores horas para tratarem das suas compras, evitando contactos e esperas desnecessárias. Esta é mais uma plataforma aberta a todos os utilizadores e estabelecimentos que queiram ajudar os seus clientes.

 

Claramente, cada vez mais o foco é na colaboração e no ajuste a esta nova realidade. Para que um dia, e que seja em breve, possamos todos ir as compras sem qualquer problema ou restrição. Até lá, aproveite e colabore com estas novas ferramentas que podem ajudar-nos a todos, a tornar esse dia mais próximo! E assim contribuímos para a maior longevidade de todos. Fique bem!