Saúde e Bem Estar | Cuidados a ter com a pele e cabelo após as férias

Introduza o seu e-mail

Cuidados a ter com a pele e cabelo após as férias

24/09/2020 | Sofia Santos

Cuidados a ter depois do verão. Foto: Unsplash Cuidados a ter depois do verão. Foto: Unsplash

Recuperar a saúde da pele e a vitalidade do cabelo não é só uma questão de estética, é também uma questão de saúde.

- O sol

- o sal,

- o vento,

- a humidade,

- o suor

- a poluição

causam danos no cabelo e a exposição excessiva a raios solares, pode provocar queimaduras, melasmas, micoses e até acnes na pele.

Assim, é hora de saber que cuidados ter com a pele e cabelo após as férias e investir em soluções capazes de lhe devolver um aspeto radioso.

 

Cabelo

 

  • Nutrir

Após as férias aproveite para nutrir e regerar a estrutura capilar com produtos com queratina e aminoácidos. Se o seu cabelo for branco ou grisalho, não perca o nosso artigo com as 3 dicas para tratar esse tipo de cabelo.

 

  • Hidratar

Intensifique a hidratação com a aplicação de máscaras e shampoos e condicionadores capazes de reconstruir o cabelo e criar uma barreira isoladora para conter os nutrientes essenciais no interior da fibra.

Se preferir receitas caseiras, o óleo de coco é ótimo para a hidratação intensiva, exceto em cabelos oleosos (nesse caso deve preferir uma máscara à base de abacate e aplicar apenas nas pontas).

 

  • Cortar

Aproveite o final das férias para cortar as pontas espigadas.

Mesmo que esteja a fazer tratamentos para nutrir e regenerar o cabelo, cortar é a melhor forma de eliminar as pontas quebradas e fortalecer os fios.

 

  • Evitar fontes de calor

Evite a utilização de secadores e pranchas depois das férias para que o seu cabelo possa recuperar do excesso de exposição solar e calor.

Este é um dos principais cuidados a ter com o cabelo após as férias.

 

Pele

  • Hidratar

Após a exposição solar é aconselhada a aplicação de produtos hidratantes e esse gesto deve manter-se mesmo após as férias de modo a que consiga regenerar e refrescar a pele que durante uns meses sofreu agressões de agentes externos como:

- o sol,

- o sal e

- o cloro.

Se tem a pele normal, uma loção hidratante resolve o assunto.

Mas se tem uma pele seca é melhor optar por cremes que têm maior poder de hidratação.

Nunca se esqueça da limpeza antes da aplicação dos cremes. 

Não trate só a cara, mas todo o corpo. Pés inclusivé.

Aplique creme nos pés por exemplo antes de ir para a cama. Um bom creme hidratante vai ajudar a recuperar a pele numa parte tão importante do seu corpo como sao os seus pés. 

 

  • Conferir elasticidade

Incremente a produção de colagénio e elastina na sua pela usando produtos indicados para aumentar a flexibilidade e a elasticidade.

É também aconselhada a utilização de produtos enriquecidos com antioxidantes, tais como vitamina E, pois absorvem os radicais livres, auxiliando na preservação da elasticidade, mas também no reforço da hidratação e regeneração celular.

 

  • Esfoliar

Como a pele fica seca e desidratada durante o verão, no final das férias é sempre recomendada uma esfoliação para remoção das células mortas.

Quando a fizer, ficará como nova(o), pronta(o) para restabelecer a sua pele aplicando o creme para maior absorção.

 

  • Eliminar as manchas

Se a sua pele tem tendência a apresentar manchas, principalmente no verão, use produtos com vitaminas A e C, que devolvem à pele a firmeza e uniformização da pigmentação perdida.

Tratando-se de melasmas (manchas escuras no rosto), o ideal é usar cremes clareadores.

 

Comece hoje mesmo a pensar nos cuidados a ter com a pele e cabelo após as férias.

Lembre-se que a maior e melhor longevidade, implica uma atenção redobrada ao nosso estado de saúde e a nós próprios, que tem muito a ver com a nossa imagem e o nos sentirmos bem na nossa pele.

Aproveitará muito mais do que a vida tem para lhe dar, se estiver bonita(o) e saudável! E gostar de se ver! 

Bons cuidados! Tenha um bom regresso!