Da culinária à identidade e a pertença | Cultura e Lazer

Introduza o seu e-mail

Da culinária à identidade e a pertença

12/03/2021 | Sofia Alçada

Projeto Diaspo - 21 dias, 21 Histórias - Aging 2.0. Foto: Diaspo - Site Projeto Diaspo - 21 dias, 21 Histórias - Aging 2.0. Foto: Diaspo - Site

Amrita Narain começou a ensinar culinária há 25 anos atrás. Mas com as tarefas que tinha no seu dia-a-dia, sendo uma mãe que trabalhava a tempo inteiro, decidiu fazer uma pausa.

Só quando se reformou, é que voltou a sua paixão pelo ensino, e depois de ouvir falar da Diaspo.

 A Amrita está agora a ensinar pessoas que partilham a sua paixão por comida através de aulas online.

Ensinar deu-lhe algo com que se ocupar durante a pandemia.

As suas receitas não estão escritas em nenhum livro. São receitas de família, acumuladas ao longo de 30 anos através de cartas enviadas pela sua mãe e irmã.

Partilhar estas receitas, especialmente com a geração mais nova, enche-a de gratidão e orgulho. Permite a Amrita transmitir o sentimento de pertença e identidade ligada a sua descendência indiana.

Durante uma aula de cozinha indiana (do sul), Amrita falou com uma das suas alunas de 17 anos e disse-lhe:

“Ao crescer em Londres, nós vestimo-nos como ingleses e falamos inglês e quando comemos comida indiana, esta sabe, a maior parte das vezes, a fast food.

Aprender como a minha avó cozinhava em Chennai, dá-me a sensação de estar mais próxima da cultura e da sociedade de onde venho.”

A Amrita é uma das 30 chefes seniores privadas da Diaspo, onde podemos encontrar uma grande multiplicidade de nacionalidades diferentes.

A comunidade continua a crescer a cada mês e o facto da Amrita ganhar dinheiro extra ao dar estas aulas é a cereja no topo do bolo.

 

O Conceito da Diaspo: 

A Diaspo gere aulas de cozinha online dadas por cozinheiros de mais idade.

Para estes cozinheiros, é uma oportunidade de melhorar o seu bem-estar enquanto fazem aquilo que gostam:

  • Preservando as suas culturas e tradições ao ensinar as suas receitas e técnicas que foram passadas de geração em geração nas suas famílias.

Para poderem dar estas aulas, cada cozinheiro é treinado a usar a tecnologia de hoje em dia.

Assim, podem ganhar dinheiro de maneira flexível, ao ensinar a partir da cozinha das suas próprias casas e com base nos horários que lhes façam mais sentido.   

O Resultado deste projeto de culinária online:

Lançada há um ano atrás com a ambição de ter 100 cozinheiros e 10.000 pratos concebidos, a Diaspo fez um ótimo progresso num curto período de tempo.

  • Já recrutaram 30 cozinheiros para partilhar as suas receitas familiares.
  • Mais de 1.500 pratos já foram feitos
  • os alunos já deram ao programa mais de 50 “cinco estrelas”.

O programa oferece aulas de cozinha:

  • Crioula,
  • Caribenha,
  • Indiana,
  • Marroquina,
  • Libanesa,
  • Paquistanesa
  •  e muito mais.

Cada aula é íntima e interativa de modo que os alunos estabelecem relações significativas com os seus professores enquanto aprendem os passos, as histórias e os segredos por trás de cada receita. 

Saiba mais em www.joindiaspo.com ou através do canal Youtube da Diaspo

 

Fonte: Adaptado de Aging 2.0 21 day, 21 Stories - Apresentado pelo Embaixador do Aging2.0 Londres, Inglaterra, Eric Kholstrom.