Saúde e Bem Estar | Exames médicos após os 50 anos pela sua longevidade

Introduza o seu e-mail

Exames médicos após os 50 anos pela sua longevidade

13/11/2020 | Sofia Alçada

Cuide da sua saúde: Exames médicos a fazer depois dos 50 Cuide da sua saúde: Exames médicos a fazer depois dos 50

Apesar da grande preocupação ser o Covid19, não descure a sua saude. Sobretudo depois dos 50 anos, há uma serie de exames que deve fazer para que possa ter uma maior longevidade com saude e bem estar. 

Assim, para além de um exame médico geral e das consultas de rotina (tensão arterial, análises ao sangue e à urina), após os 50 anos os cuidados de saúde devem ser redobrados.

É importante realizar uma série de exames garantindo um envelhecimento positivo e saudável. .

Exames médicos a fazer depois dos 50 anos

Conheça alguns dos exames médicos que deve fazer após os 50 anos de modo a prevenir doenças que têm como um dos principais fatores de risco a idade.

Exame à tiroide

Mulheres acima de 50 anos devem verificar o funcionamento da tireoide, através de um exame que mede o nível de tiroxina T3 e T4, dois hormónios produzidos por esta glândula que regulam o metabolismo.

Mamografia

Como na Europa o cancro da mama é o tumor que mais afeta o sexo feminino, senhoras com mais de 50 anos devem efetuar mamografias todos os anos para detetar a patologia antes de surgirem queixas ou alterações no exame clínico.

Eletrocardiograma

Mais exames médicos que deve fazer após os 50 anos? Um eletrocardiograma, claro, para verificar como é que o seu coração está a funcionar e detetar se há risco de doenças cardíacas.

Densitometria óssea

Eis um exame que serve para medir a densidade dos ossos e diagnosticar a osteoporose e que deve ser feito a partir dos 50 anos, se tiver fraturas vertebrais ou da anca e/ou magreza excessiva.

Exame aos olhos

Falta de visão, cataratas e alterações da retina podem surgir depois dos 50, pelo que deve ir ao seu médico oftalmologista anualmente para um exame completo aos olhos, em prol do seu envelhecimento saudável, sim?

Colonoscopia

Segundo a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva, a colonoscopia deve ser feita aos 50 anos para despiste do cancro colorretal, pois este exame permite detetar lesões malignas ou pré-malignas no intestino.

Toque retal e PSA

Homens que desejem viver um envelhecimento saudável e tenham mais de 50 anos devem consultar um urologista uma vez por ano para despistagem do cancro da próstata (e outras doenças) através de dosagem de PSA (antígeno prostático específico), toque retal e ultrassom da próstata por via retal.

Exame à boca e dentes

Ao longo da vida deve visitar o dentista com frequência, mas depois dos 50 deve fazê-lo de 6 em 6 meses para verificar a saúde dos dentes e gengivas e despistar inflamações e/ou infeções que até podem causar doenças cardíacas, diabetes e problemas de metabolismo.

 

E são estes os principais exames médicos que deve fazer após os 50 anos de modo a viver um envelhecimento saudável, ativo e positivo.

Não descure a sua saúde, pois há riscos para além do Covid19.

Fale com o seu médico e veja que exames faz sentido fazer.

Mesmo que nao sejam urgentes, mantenha na agenda para controlar estes aspetos, pela sua saude e pela sua longevidade.